Associação Cultural do Rancho Folclórico de Arrentela (RFHGA)

O Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela, inicialmente designado como Grupo de Danças e Cantares de Arrentela, nasceu da ideia de um grupo de jovens por ocasião das festas religiosas da freguesia, a 1 de novembro. O grupo fez a sua primeira apresentação pública no dia 26 de maio de 2007, que passou a constituir a data da sua fundação. No dia 2 de janeiro de 2014, foi então criada a Associação Cultural do Rancho Folclórico de Arrentela.

Tem como missão, dentro da cultura, procurar tudo aquilo que fez parte da história de um povo e trazer para a atualidade.

O rancho, constituído, aproximadamente, por 35 elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 70 anos, representa o passado das terras do Seixal, acima de tudo da freguesia de Arrentela, com os seus trajes, as suas danças e os seus cantares. Apresenta como trajes: Ir-ver-a-Deus, Domingueiros, Média Burguesia, Pescadores, Varinas, Calafates, Moleiros, Carvoeiro, Romaria, Apanhadeira de Laranjas, Aguadeira, Corticeiro, Lavadeira, Ceifeira, Vendedora de Fruta, Crianças de Antigamente, entre outros.

Corpos Sociais

Mesa da Assembleia

Carlos Alberto Oliveira Romeiras (Presidente)
Vítor Manuel Garrido Cancela (1.º Secretário)
Arnalda da Conceição Amarelinho Garrido Cancela (2.ª Secretária)

Direção

Nuno Alexandre Cardoso Mendes (Presidente)
Catarina Sofia Cotovio Afonso (Vice-Presidente)
Luzmida de Jesus Parreira Cardoso Mendes (Tesoureira)
Fábio André Cunha Afonso (Secretário)
Cândida da Cunha Ribeiro Correia (Vogal)

Ricardo Manuel Cardoso Mendes (Presidente)
Gracinda Pires Rodrigues (Secretária)
Maria Fernanda Rosa Padilha de Matos (Relatora)

Grupo Coral e Istrumental Maio em Flor
Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela

Associação
Cultural
Praceta Quinta da Boa Hora, n.º 1
Arrentela
2840-364 SEIXAL

Telemóvel 964 455 293

Email acrfarrentela@gmail.com

Sextas-feiras, das 20.30 às 23 horas.