25 de Abril, 50 Anos a Construir a Paz

Segunda-feira
14.30 h

A iniciativa, organizada pelo Município do Seixal no âmbito do Movimento Municípios pela Paz e em parceria com Conselho Português para a Paz e Cooperação, integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho do Seixal e pretende abordar o 25 de Abril como um movimento libertador pela democracia, paz, descolonização e desenvolvimento socioeconómico do nosso país.

O colóquio terá dois painéis. O primeiro, Colonização, Soberania e Desenvolvimento, pretende promover o debate em torno de questões como a colonização, a guerra e posterior descolonização e os impactos nos povos das ex-colónias e em Portugal. No segundo painel, Solidariedade e Cooperação Internacional, serão abordados a justiça social e o combate a todas as formas de discriminação como base para a construção de uma paz verdadeira; o acolhimento e a integração de imigrantes; a cooperação internacional e a solidariedade entre os povos.

Inscrições

As inscrições encontram-se a decorrer até às 17.30 horas do dia 12 de abril, através do email geral@municipiospelapaz.pt.

Transmissão em direto

14.30 horas

Sessão de abertura

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

14.40 horas

1.º Painel: Colonização, Soberania e Desenvolvimento

Moderadora: Carla Alves, vereadora da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

• José Neves, professor no Departamento de História da NOVA FCSH