25.ª Mostra de Teatro Escolar
-
19Sexta-feiraMaio 2023>03SábadoJunho 2023
A iniciativa integra o projeto Apre(e)nder o Teatro, dinamizado pela Câmara Municipal do Seixal junto das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e das secundárias do concelho, que apoia o trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro existentes nas escolas, contribuindo assim para a formação de jovens mais criativos e participativos, incentivando a formação de grupos de teatro nas escolas e a criação de novos públicos.
Em palco, os alunos mostram o trabalho que desenvolveram ao longo do ano letivo, apresentando as suas produções com as mesmas condições dos profissionais da representação.
Programa
19 de maio, sexta-feira, 21.30 horas
Escola Básica Paulo da Gama
«Roró e July»
Adaptação de «Romeu e Julieta», de William Shakespeare, pelas professoras de teatro e alunos do clube de teatro
Interpretação: Grupo de Teatro da Paulo da Gama
Duração: 40 minutos
Sinopse
Roró Montequito e July Capsuleto são dois jovens perdidamente apaixonados mas que não podem usufruir do seu amor, devido à enorme rivalidade existente entre as suas famílias.
Ficha técnica
Encenação: Leonor Beleza e Antónia Coimbra, com Nuno Moniz | Elenco: Mariana Portugal, Maria Anunciação, Eva Ventura, Joana Rodrigues, Érica Vieira, Geovana Elísio, Ana Carolina, Beatriz Guizo, Miriam Correia, Paulo Bastos, Sara Braga e Daniela Duarte
20 de maio, sábado, 21.30 horas
Escola Secundária João de Barros
«O Bairro do Amor»
Autor: Ana Guerra e Aikedrama
Interpretação: Aikedrama
Duração: 50 minutos
Sinopse
Uma paragem de autocarro é o ponto de encontro de algumas «figuras» do nosso quotidiano que procuram chegar ao mesmo destino – «O Bairro do Amor». Mas saberão eles que caminho(s) escolher? Esta é uma viagem que nos leva ao universo mágico, porém, real de «O Bairro do Amor».
Ficha técnica
Encenação: Ana Guerra e Aikedrama | Elenco: Ana Marcelino, Diana Cardoso, Letícia Contradança, Maria Torres, Bernardo Nalha, Hugo Chong, Jaime Espada e Rafael Jesus | Cenografia: Diana Cardoso e Letícia Contradança.
25 de maio, quinta-feira, 21.30 horas
Escola Básica Carlos Ribeiro
«Auto do Inferno da Escola»
Autor: Arthur Luís
Interpretação: Sempremcena
Duração: 40 minutos
Sinopse
… Então apresentamos-vos um enredo marado, visão dramática de miúdos, Escola Básica do Pinhal, mundo malvado, para tristeza de professores e até putos mudos. Mas se a escola é o terror, o que é o oposto? Passar o dia a brincar? Pode ser lindo... ou ter boas notas, notas de muito Bom, Gosto! O que é mesmo doloroso: estudo ou gozo?
Deixamos-vos com esta questão por resolver... sugerimos que reparem nas mensagens, vejam o que temos para oferecer...
Ficha técnica
Encenação: Clara Sousa e Paulo Rodrigues, com Nuno Moniz | Elenco: Arthur Luís, Diogo Simões, Inês Freitas, Joana Almeida, Beatriz Rocha, Núria Marques, Alicia Silva, Sofia Santos, Carolina Jóia, Elisa Tavares, Inês Santos, Leonor Valido e Marco Gomes | Luz e som: Bernardo Antunes e Rodrigo Salsinha.
26 de maio, sexta-feira, 21.30 horas
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
«A Nossa Canção de Amor»
Composição a partir de textos teatrais do dramaturgo André Murraças
Interpretação: Oficina de Expressão Dramática
Duração: 60 minutos
Sinopse
«A Nossa Canção de Amor» corresponde a um musical, cuja melodia é a busca por uma canção de amor e transmite uma profunda e importante mensagem sobre a atualidade.
Um barbeiro egocêntrico acompanhado da sua ajudante e das suas peculiares clientes; uma viagem entre Zurique e Lisboa, protagonizada por um par de sapatos da «Gucci»; três mulheres que vivem amarguradas pelo fim do concurso «Miss Portugal», ambicionando, elas próprias, as luzes da ribalta. São estas as notas musicais que compõem esta canção de amor.
E quem é que não gosta de um bom musical (ou melhor, um quase musical)?
Ficha técnica
Encenação: Luís Esteves, América Silva, Marina Nunes e Júlia Freire | Elenco: Andreia Semedo, Bruna Almeida, Bruna Grave, Bruna Henrique, Catarina Gonçalves, Cátia Dâmaso, Emanuele Oliveira, Iara Cunha, Isabel Pinela, Jenifer Lopes, Jovania José, Lara Vieira, Maria Coelho, Marta Costa, Rodrigo Aguiar, Sara Lizardo e Sofia Gouveia | Som: Jorge Silva.
27 de maio, sábado, 15 horas
Escola Básica de Vale de Milhaços
Duração total: 50 minutos (duas peças)
1.ª peça
«O Assassinato Perfeito»
Autoria e interpretação: Sem Mistério
Sinopse
O assassinato de Kayla Wesley deixa o colégio interno mergulhado num profundo desgosto. Revoltados, os seus amigos mais próximos formam um clube para descobrir o culpado, enquanto as autoridades policiais começam as investigações. O que ninguém sabe é que o assassino está mais perto do que eles imaginam! Onde levará este crime?
Ficha técnica
Encenação: Vanda Barreiras, com Liliana Costa e Nuno Moniz | Elenco: Adriana Paiva, Beatriz Costa, Bernardo Jorge, Carolina Mora, Duarte Mendonça, Elisa Mesquita, Érica Glória, José Ferreira, Laura Mouquinho, Leonor Gonçalves e Lucas Faria.
2.ª peça
«O Acidental Passeio ao Passado»
Autoria e interpretação: Os Viajantes
Sinopse
A última invenção de um cientista tresloucado é subitamente invadida por duas irmãs, que acabam por viajar, acidentalmente, rumo ao passado. As meninas veem-se rodeadas de realeza, durante uma celebração muito especial, um casamento. Tudo termina com um final surpreendente, que vai espantar a plateia!
Ficha técnica
Encenação: Vanda Barreiras, com Liliana Costa | Elenco: Inês Ramalho, Lucas Teixeira, Margarida Rodrigues, Maria Leonor Victor, Mariana Spencer, Mariana Santos, Miguel Pereira, Nicole Viegas, Rafael Pinto e Rafael Lage.
27 de maio, sábado, 21.30 horas
Escola Secundária de Amora
«Da Escola para o Futuro»
Autor: Inês Braga
Interpretação: (En)cena
Duração: 60 minutos
Sinopse
A escola representa, desde há já idos tempos, a esperança numa sociedade melhor, num mundo melhor, num futuro melhor… e é esta peça reflexão disso mesmo.
Abordando múltiplas temáticas adjacentes à escola e àquilo que de si esperamos, esta encenação leva-nos à contemplação quanto às questões por solucionar que, para além de remetentes à escola, povoam a nossa sociedade.
Este é um espetáculo sobre a educação, a vida em sociedade, a capacidade para a mudança que nos habita e o papel que a cada um de nós compete na construção de uma «Escola para o Futuro».
Ficha técnica
Encenador: Inês Braga | Elenco: Aysha Vohra, Afonso Maldonado, Afonso Susini, Andreia Braga, Camila Sanca, Constança Frazão, Daniel Fernandes, Daniela Cristobal, Davi Oliveira, Dejanira Nonato, Diana Santos, Inês Brito, Jorge Neto, Leonor Oliveira, Luna Coutinho, Mário Martins, Rita Babarra, Luana Afonso e Verónica Bernardo | Luz e som: Eduardo Barbosa.
1 de junho, quinta-feira, 21.30 horas
Escola Básica da Cruz de Pau
«ADN – Ácido Desoxirribonucleico»
Autor: Dennis Kelly
Interpretação: Encant’Arte
Duração: 45 minutos
Sinopse
A história retrata um caso de bullying que um grupo de jovens comete sobre um colega do grupo, deixando-o quase morto, perdido numa floresta.
Assistimos aos seus planos maquiavélicos para esconderem o crime e ao crescendo das consequências dos seus atos ao mesmo tempo que nos apercebemos das fragilidades de cada um deles.
Ficha técnica
Encenador: Margarida Bandeira | Elenco: Agatha Kangoma, Beatriz Coutinho, Catarina Fernandes, Clara Duarte, Constança Ferreira, Daniela Andrade, Didar Al Najar, Elvira Azizova, Eva Pica, Fernanda Santos, Inês Pereira, Isabella Beltrão, Jiodilerne Neto, João Tavares, Mafalda Costa, Marta Cunha e Patrícia Serra | Luz e som: João Varges e João Vitor Silva.
2 de junho, sexta-feira, 21.30 horas
Escola Secundária João de Barros
«Auto da Barca da Diversidade»
Autor: Maria Domingues
Inspirado no «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente
Interpretação: Os Ophiússa
Duração: 30 minutos
Sinopse
As personagens, tendo falecido, chegam subitamente a um rio onde se encontram duas barcas, uma que parte para o Paraíso e outra para o Inferno, cada qual com seu comandante, um anjo e um diabo, respetivamente. Algumas personagens intervenientes são oriundas de diferentes contextos históricos, sociais, políticos, económicos e culturais, representando as várias áreas do saber lecionadas nesta escola. A conduta das diferentes figuras determinará o destino para onde embarcarão, sendo que o seu julgamento não será feito só por ambos os comandantes, mas também pelos elementos que se insurgem em defesa do planeta Terra.
Ficha técnica
Encenação: Os Ophiússa, com Nuno Moniz | Elenco: David Ventura, Francisco Varela, Félix Silva, Leonor Costa, Leonor Pinto, Eva Amaro, Laura Graça, Laura Marques, Sara Oliveira, Rodrigo Conceição e Kira Omelchenko | Luz e som: Fátima Borges e Maria Domingues | Adereços/cenografia: Kira Omelchenko | Figurinos: Laura Graça e Kira Omelchenko.
3 de junho, sábado, 15 horas
Escola Básica de Corroios
«El-Rei Tadinho, Monarca Iluminado do Reino das Cem Janelas»
Adaptação do original de Alice Vieira
Interpretação: Teatro & Teatro EBC
Duração: 50 minutos
Sinopse
El-rei Tadinho, monarca com ideias iluminadas, governava o Reino das Cem Janelas. Como em todos os reinos, de todas as histórias de reinos, também o Reino das Cem Janelas tinha um rei, uma bruxa, um dragão, ministros que não sabiam o que queriam, conselheiros que faziam decretos e mais decretos sem utilidade alguma. El-rei Tadinho, apesar de iluminado, era muito distraído…talvez por falta de energia para as suas ideias tão iluminadas...
Aconteceu que, após um desentendimento com o dragão, el-rei Tadinho, para o acalmar, ofereceu-lhe a mão de sua filha para casar. Mas…pasme-se…lembrou-se que não tinha filha. Para resolver tal problema, foi falar com a bruxa da corte. Imaginem a sorte de El-rei Tadinho: para surpresa da bruxa, o dragão ao julgá-la filha do rei, apaixonou-se e fugiu com ela. El-rei Tadinho ficou com um novo problema: a corte ficou, assim, sem bruxa!
E é aí que uma fada no desemprego, resolve concorrer ao lugar! E que surpresa vai acontecer com esta fada? Ui! Venham ver...
Ficha técnica
Encenação: Carla Meira | Elenco: Ana Carolina Borja, Ana Marcelino, Daniel Dantas, David Almeida, Débora Fernandes, Dinis Coelho, Diego Gomes, Ema Silva, Inês Ferreira, Margarida Tomás, Mariana Simão, Rayssa Kiame, Rita Santos, Sofia Tomás, Catarina Mota, Gabriel Palminha, Lara Falardo e Rafael Jesus.
3 de junho, sábado, 21.30 horas
Escola Secundária Dr. José Afonso
«A Taberna do Adro»
Autor: José Sebastião
Interpretação: Núcleo de Teatro da Escola Secundária Dr. José Afonso
Duração: 60 minutos
Sinopse
Um taberneiro poeta, uma atriz, uma fadista, agentes infiltrados e muita teoria da conspiração. Estes são alguns dos ingredientes desta tragicomédia plena de intriga, mal-entendidos, segredos ocultos e almas do outro mundo. Surpreendente do princípio ao fim, é certamente uma peça de teatro a não perder, com muito humor e ritmo, e de onde sairá inevitavelmente com um grande sorriso no rosto.
Ficha técnica
Encenação: José Sebastião | Elenco: Carlos Saldanha, Inês Costa, Tomás Soeiro, Joana Silva, Diana Santos, Rafaela Cortegaça, Jéssica Cortegaça, Sofia Loureiro, Joana Ferreira, Ana Simão e Sara Nuno | Luz e som: Raquel Praxedes e Sofia Oliveira.
Cofinanciado por