75 anos de NAKBA: A Catástrofe na Palestina

Quinta-feira
    Novembro 2023
14.00 h

Assinalam-se este ano 75 anos desde que aconteceu a «Nakba», a catástrofe que se abateu sobre a Palestina em 1948, quando milícias sionistas expulsaram das suas casas e aldeias entre 750 mil e um milhão de palestinos, que nunca mais puderam regressar.

A Nakba é continuamente recordada pelos palestinos, que ainda guardam a «chave», símbolo desse evento e da sua revolta, que passa de geração em geração – a chave da casa de onde os seus familiares foram expulsos.

A Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do seu compromisso solidário com o povo palestino, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente e o Conselho Português para a Paz e Cooperação promovem, no próximo dia 30 de novembro, o colóquio 75 Anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina».

Na iniciativa, que terá por palco o auditório dos Serviços Centrais da autarquia, será efetuada uma contextualização histórica da realidade que se vive na Palestina e debatidas questões como a premência do cumprimento das recomendações internacionais na resolução do problema e a solidariedade internacional.

Destaque ainda para a exposição Palestina, 75 anos de Nakba, que estará patente no átrio dos Serviços Centrais da autarquia a partir do 30 de novembro.

14 horas – Sessão de abertura

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina em Portugal

14.20 horas – Os 75 anos da Nakba e Uma Nova Catástrofe: A Palestina no Centro do Mundo

Contexto histórico até aos nossos dias
Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente

Paz e Solidariedade Internacional
Rui Garcia, Conselho Português para a Paz e Cooperação

A Urgência do Cumprimento das Recomendações Internacionais para a Resolução da Questão Palestina e Expetativas para o Futuro
Dima Mohammed, palestina, professora universitária em Lisboa

Testemunho de Visita à Palestina no Âmbito de Uma Delegação de Municípios Portugueses Que Integram o Movimento de Municípios pela Paz
Mário Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure

15.30 horas – Os Tempos Que Correm: Vivências e Esperança no Povo da Palestina

Monya Haddad, palestina, a fazer voluntariado jovem em Portugal

Comunicações videogravadas e por videoconferência
Mohammad Nassar, monitor numa colónia de férias realizada no Seixal, em que participaram 19 jovens provenientes de campos de refugiados da Cisjordânia e da Jordânia

António Ferrari, Organização das Nações Unidas

17 horas – Visita à exposição Palestina, 75 anos de Nakba e declamação de poemas escritos por jovens da Escola Secundária Dr. José Afonso

Programa em PDF

Preço
Entrada livre, sujeita a inscrição, até 28 de novembro, com indicação do nome completo, através do endereço de correio eletrónico gprp@cm-seixal.pt, colocando «Inscrição colóquio 75 Anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina» em assunto.