Autores da Nossa Terra | Carmen Martins Ezequiel
-
28SábadoSetembro 2024
Apresentação do livro «Pelo Buraco da Fechadura», de Carmen Martins Ezequiel, que conta com ilustrações de Daniela Mata e a participação da convidada Márcia Vieira Ávila.
Biografia
«Carmen de Jesus Martins Ezequiel nasce a 8 de Abril, em Queijas, concelho de Oeiras. Em Vila Boim, bela terra do Alto Alentejo, concelho de Elvas, cresce e nas suas planícies se norteia para fazer da poesia o seu modo de viver a vida. Vive actualmente na Aldeia de Paio Pires, concelho do Seixal, local ao qual se afeiçoou pelas paisagens que circundam a sua baía. Escritora, poetisa, cronista, humanista e activista cultural, desde 2000 que participa em colectâneas e antologias de prosa e poesia. Com alguns livros publicados, nas formas literárias de prosa, poesia, conto infantil e juvenil e, ensaio. Colabora com a revista digital Repórter Sombra, com crónicas da actualidade. Pertence ao Colectivo Autores de Elvas.».
Texto de Carmen Martins Exequiel. A autora não utiliza o Novo Acordo Ortográfico.
Sinopse
Num tempo que não era tempo, entre quatro paredes, as pessoas viviam dia e noite nas suas casas. O mundo lá fora estava fechado. E apenas alguns seres se viam nas ruas. Era uma vez uma menina princesa que vivia, assim, também. Em cada dia acordava e brincava. Brincava e dormia. Acordava e aprendia. No primeiro confinamento, em março de 2020, muitos se isolaram nas suas casas. Esta é uma pequena história, das muitas que fizeram parte deste tempo, e nada mais é do que a esperança por novos dias.
Sobre a convidada Márcia Vieira Ávila
Nasceu nos Açores, em 1980. Ingressou em Arquitetura e, posteriormente, em fotografia na AR.CO, em Lisboa. Exerceu Arquitetura, Decoração e Design de Interiores. É ainda cake designer e formadora nesta área, bem como autora do blogue MissMaravi, curadora do Clube de Leitura Transatlânticos, autora do livro «MARAVI ⎯ A Menina da Ilha» (2022) e escritora e autora em antologias de contos e poesia. Fundadora da marca Mundo M, de ação no mundo literário e cultural, escreve também para vários clubes de escrita, é cronista quinzenal e membro da direção no Repórter Sombra e colunista e membro da direção da revista internacional Aorta.