Casarios

Fevereiro 2023
    Março 2023
15.00 h

Coletiva de artes plásticas do Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal.

Artistas

NADIR AFONSO . EDGAR SILVA . ALBINO MOURA . EDUARDO ALVES . BELA MESTRE . JORGE BRANDEIRO . CARLOS PÉ-LEVE . HUGO CASTANHEIRA . MÁRIO MARTINS . MORGANHEIRA . MONTEIRO ALVES . EDUARDO PALAIO . RUI CAETANO

De 4 de fevereiro a 11 de março

De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

A Câmara Municipal do Seixal é detentora de um vasto e diversificado conjunto de obras de arte, que constituem o Acervo Artístico Municipal, consolidado de modo regular a partir de 1993, com a abertura da Galeria de Exposições Augusto Cabrita no Fórum Cultural do Seixal.

O Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal tem como finalidade apresentar e divulgar publicamente as obras que integram esta coleção.

A presente exposição, intitulada Casarios, reúne um conjunto de autores que escolheram como tema de algumas das suas obras o que tinham mais à mão e à vista: as séries ou aglomerações de casas. Tema recorrente e (quase) incontornável/inevitável.

Em algum momento do seu percurso, os artistas, uma vez ou outra, abordaram este tema, ora recorrendo à memória, ora ao imaginário ou à simples, objetiva e crua realidade.

A escolha e apresentação deste conjunto de obras tem como intenção mostrar o olhar de cada autor aqui presente. A sua interpretação. A sua representação. A sua cor. O seu traço. A sua forma. A sua impressão. O seu sentimento.

Ao apreciar, contemplar e observar as diversas abordagens e técnicas, pela sua versatilidade, criatividade, estilo pictórico, critérios plásticos e tratamento do tema, facilmente se verifica que adquirem um estatuto singular.

Deste modo, estamos perante uma exposição coletiva, temática, em que cada artista agiu plasticamente sem desvirtuar o seu percurso pictórico, ao utilizar a sua sensibilidade e criatividade, procurando a obtenção de uma grandeza e impressão universal.

Câmara Municipal do Seixal
fevereiro de 2023