Ciclo Antiprincesas: Carolina Beatriz Ângelo

Domingo
    Novembro 2022
16.00 h

Espetáculo no âmbito do 39.º Festival de Teatro do Seixal.

Produção: uma encomenda São Luiz Teatro Municipal e EGEAC – Programação em Espaço Público, em coprodução com Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser e Teatro Municipal do Porto.

Classificação etária: M/ 6 anos.
Duração: 40 minutos.

O Ciclo Antiprincesas teve início em 2017-2018 com uma série de quatro espetáculos a partir da coleção de livros «Antiprincesas», editada pela Tinta-da-China e pela EGEAC, sobre mulheres que marcaram a história.

Peças sobre mulheres comuns, heroínas na vida real que desafiaram os cânones e revolucionaram o mundo através da arte, da literatura ou da política. Foram mulheres lutadoras, independentes e apaixonadas. A evocação destas verdadeiras heroínas vem sublinhar a evidência que a vida não é um «conto de fadas», mas também que vale a pena enfrentar dificuldades e lutar por aquilo em que acreditamos.

Nesta peça dedicada a mulheres portuguesas que marcaram a história, conta-se a história de Carolina Beatriz Ângelo, médica e feminista portuguesa, defensora da democracia e da liberdade, foi a primeira mulher a votar no país, em 1911. A lei afirmava que só podiam votar cidadãos maiores de 21 anos que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família. O facto de ser viúva e ter de sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada «chefe de família».

Ficha técnica

Direção e interpretação: Cláudia Gaiolas | Assistência de direção: Keli Freitas | Dramaturgia: Alex Cassal | Cenografia: Carla Martinez | Figurinos: Ainhoa Vidal | Desenho de luz: Daniel Worm | Sonoplastia: Teresa Gentil | Fotografia: Estelle Valente | Produção executiva: Armando Valente.

Formulário online

Auditório Municipal de Miratejo

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço