Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2025

  • 02
    Terça-feira
    Dezembro 2025
    >
    09
    Terça-feira
    Dezembro 2025
10.00 h


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o Seixal organiza um programa com diversas iniciativas que apelam à participação de pessoas com e sem deficiência, como forma de promover o sentimento de partilha e inclusão. 

As comemorações pretendem também promover a consciencialização dos cidadãos e cidadãs, consolidar o compromisso das entidades competentes parceiras da Rede Social do Seixal na luta por uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência residentes no concelho.

A data de comemoração desta efeméride, 3 de dezembro, foi proclamada em 1992 pela Assembleia Geral da ONU, para promover uma compreensão mais profunda das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignificação, direitos e bem-estar destas pessoas. De acordo com este organismo, aproximadamente 15 % da população mundial vive com algum tipo de deficiência.

Este dia pretende aumentar a tomada de consciência sobre os benefícios decorrentes da integração de pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural, destacando os desafios, barreiras e oportunidades, e também influenciar políticas e ações, garantindo que todos os ambientes físicos, sociais ou digitais, sejam acessíveis e inclusivos.

Através de eventos, campanhas e debates, são quebrados estigmas, desafiadas perceções e promovida a inclusão e a acessibilidade.

Programa


2 de dezembro, terça-feira, das 10.30 às 15.30 horas

Treino Aberto de Atletismo e Powerlifting Adaptado
Org.: Associação All Aboard
Local: Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento
 

3 de dezembro, quarta-feira

14.30 horas

Hastear da bandeira da comunidade surda
Momento simbólico de celebração, reconhecimento e inclusão da comunidade surda no concelho
Destinatários: público em geral
Parceria: Associação de Surdos do Concelho do Seixal e a Associação de Famílias e Amigos dos Surdos
Local: entrada dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal


Das 15 às 17.30 horas

Acessibilidade e Inclusão – Um Compromisso de Todos
Ação de sensibilização sobre acessibilidade digital, pedonal e comunicacional
Destinatários: trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, das seguintes valências: Cultura, Divisão de Tecnologias Informáticas e Comunicações, Divisão de Comunicação e Imagem e Recursos Humanos.
Org.: Associação Portuguesa de Deficientes
Local: sala lateral do auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal


4 de dezembro, quinta-feira, das 10.30 às 12.30 horas

Convívio de Desporto Adaptado
Local: Aldeia de Natal do Seixal


9 de dezembro, terça-feira, às 14 horas

Sonhar o Futuro, Superar Desafios
Conferência para reflexão, partilha e inspiração, dedicada à promoção da autonomia, inclusão e construção de oportunidades para todos
Destinatários: público em geral
Org.: Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal, através dos serviços Centro de Apoio à Vida Independente e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade
Local: auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Público-alvo
Geral
Local
Vários locais

Está aqui