Como Um Diário

Junho 2023
    Julho 2023

Exposição de desenho e pintura de Maria de Jesus Graça.

A inauguração realizou-se no dia 3 de junho, sábado, às 17 horas, com uma atuação pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Corroios.

De 3 de junho a 29 de julho

De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

Catálogo da exposição – PDF [1 MB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

As séries de trabalhos apresentados nesta exposição foram realizadas sem planeamento prévio. São o resultado dos acontecimentos vividos pela autora, no período temporal precedente à sua criação, resultando «como um diário» pessoal dos acontecimentos e sentimentos vividos em diversas situações e locais.

Com a mesma data, podem surgir vários trabalhos ou o tempo entre a sua realização pode ser mais espaçado, uma vez que as várias séries de trabalhos, criadas com diferentes técnicas e suportes, vão sendo desenvolvidas em paralelo com outras pinturas e desenhos.

Fica aqui uma pequena mostra do que a autora já fez e tem para mostrar.

Desfrutem ao vivo e criem a vossa própria história a partir das imagens que visualizam. Cada um terá uma diferente perspetiva consoante as suas vivências pessoais.

Maria de Jesus Graça
14 de abril de 2023

A Câmara Municipal do Seixal dispõe de um conjunto de espaços e equipamentos para acolhimento e dinamização de variadas iniciativas e atividades que visam a valorização e promoção das artes e dos artistas, bem como divulgar e dar a conhecer projetos culturais nas mais diversas áreas, nomeadamente as artes plásticas, ao impulsionar uma programação polivalente e plural, em que se inserem as exposições temporárias.

A exposição de desenho e pintura de Maria de Jesus Graça satisfaz todas estas condições. Como Um Diário é constituído por um conjunto de séries – Ilustrações de Infância, Janelas, Os Meus Rabiscos e Coleção 21 – e é a prova de que a inspiração, a imaginação e a criação está à nossa volta e reveste-se de múltiplas formas na nossa vida, mas é a prática e o trabalho que faz a diferença.

Trata-se de desenhos e pinturas que foram retirados do anonimato da «oficina», resultantes de uma visão pessoal e singular do seu mundo mais próximo, para serem vistos, revistos e interpretados pelos visitantes.

Artista discreta, sensível e tímida, é através do desenho e da pintura que Maria de Jesus Graça se expressa e em que se verifica o predomínio das técnicas, dos materiais, do estudo e do trabalho de criação.

Agora, mais do que escrever sobre o desenho e a pintura de Maria de Jesus Graça, é tempo de percorrer com o olhar e os sentidos o que aqui nos apresenta.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal