do Princípio do Mundo

Fevereiro 2023
    Abril 2023
15.00 h

Instalação de Fernando Mota (som), Paula Lourenço e Sofia Silva (imagens).

A inauguração realizou-se no dia 4 de fevereiro, sábado, às 15 horas, seguida de um concerto, às 16 horas, por Fernando Mota.

De 4 de fevereiro a 29 de abril

De terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

do Princípio do Mundo é um projeto de colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em espaços naturais. Cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação audiovisual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais.

No Seixal, trabalhámos com as fotógrafas Paula Lourenço e Sofia Silva, cofundadoras da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental. Durante uma semana, em setembro de 2022, recolhemos na Baía do Seixal e no sapal de Corroios os materiais naturais e os sons que deram origem às imagens e à peça sonora desta instalação. Procurámos manter o espanto no olhar e no ouvir, como se esses elementos pertencessem a um planeta que desconhecemos.

Fernando Mota

No seu percurso tem vindo a desenvolver uma linguagem multidisciplinar, juntando a música, o teatro, as artes visuais e a poesia na criação de objetos de naturezas diversas, como espetáculos, instalações, filmes e edições várias. O seu universo resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas, bem como da constante exploração sonora e da construção de instrumentos experimentais e objetos sonoros a partir de materiais diversos.

No início de 2020 começou um ciclo de criações à volta de instrumentos musicais e objetos sonoros construídos a partir de árvores, pedras e outros elementos naturais. Neste contexto criou desde então o Concerto para Uma Árvore, o filme «7 Poemas para Um Mundo Novo», que dirigiu com o realizador
Mário Melo Costa, a partir de textos inéditos de Andreia C. Faria, António Barahona, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Marcos Foz e Vasco Gato e um poema de Mário Cesariny, e o espetáculo multidisciplinar Passagem Secreta, com texto de Vasco Gato.

Compõe regularmente música para teatro, dança e cinema de animação, tendo colaborado com diversos diretores, companhias e produtoras.

Paula Lourenço

Licenciada em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar, onde durante uma década foi docente da componente laboratorial de unidades curriculares relacionadas com os processos históricos e alternativos de impressão fotográfica.

Desde 2007 realiza workshops de processos históricos (Casa-estúdio Carlos Relvas; Carpe Diem – Centro de Arte e Pesquisa, Universidade Lusófona, ArCo), bem como formações de curta duração para crianças e jovens.

Tem colaborado com o ateliê LUPA em cursos, trabalhos de impressão em processos não convencionais, digitalização e edição. Ao longo dos anos tem participado em projetos artísticos (No true magic de A Jigsaw – Imagem e impressões sobre madeira, com Sofia Silva e Miguel Duarte; Ampliador de Associação Fosso de Orquestra, impressão sobre vidro das imagens projetadas no espetáculo).

Atualmente dá formação na escola ETIC, em Lisboa, integrando também o corpo docente da licenciatura em Fotografia, bem como do mestrado em Fotografia da Universidade Lusófona de Lisboa.

É cofundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental.

Sofia Silva

É licenciada em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar (2008), mestre em Belas-Artes (2011) pela Glasgow School of Art (curso que frequentou enquanto bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian) e doutorada em Ciências da Arte pela FBAUL (2018).

Entre 2011 e 2017, lecionou no Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar. Entre 2014 e 2020, foi formadora na ETIC. Integra, desde 2018, o corpo docente da licenciatura em Fotografia da Universidade Lusófona, sendo de momento cocoordenadora do mestrado em Fotografia da
Universidade Lusófona de Lisboa, onde também leciona.

É fundadora e editora da plataforma digital Nihilsentimentalgia, espaço onde desde 2008 se dedica a pensar sobre cultura visual. Tem diversos ensaios teóricos publicadas em livros e catálogos.

Entre 2016 e 2019, coordenou a publicação «Propeller», criada pelo coletivo Hélice.

É cofundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental.

Informações 212 275 785 ou arte.se@cm-seixal.pt

Preço