E... Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros?

  • 27
    Sexta-feira
    Novembro 2020
    >
    30
    Quarta-feira
    Junho 2021
12.00 h


 

E… Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros? é um projeto da Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com a Associação Acrescer.

As histórias podem ser o contexto perfeito para momentos divertidos em família. Esta atividade dá a conhecer um conjunto de propostas de leituras, que serão disponibilizadas mensalmente, através de um vídeo publicado na página de Facebook do Município do Seixal, por Susana Filipe, técnica da Biblioteca Municipal do Seixal, e uma atividade de exploração lúdica para pequenos e crescidos, dinamizada pela Associação Acrescer.

Mas a proposta não fica por aqui. A Biblioteca Municipal do Seixal sugere que a experiência possa ser ainda mais rica e, para isso, disponibiliza um kit composto por uma ficha de exploração e um pack de materiais para a oficina complementar, que pode ser levantado na biblioteca.

As famílias com crianças dos 12 meses aos 12 anos têm a oportunidade de descobrir histórias e criar momentos lúdicos. Para isso, devem inscrever-se através do telefone 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt e, num prazo de 48 horas, levantar o seu kit e dar largas à imaginação. A entrega do kit será feita mediante o stock disponível. Todo o material entregue está devidamente higienizado.

 

História e atividades de julho


A história «O Pássaro da Alma», de Michal Snunit, é a proposta deste mês para leitura e realização de atividades em família.

Sinopse
E se um pássaro nos ensinasse quem somos? E se ele nos ajudasse a dar nome ao que cada um de nós vai sentindo no seu corpo?

«O Pássaro da Alma» pode ser um guia para uma viagem de descobertas pelo nosso mundo interior. Ele fala connosco e, para o percebermos, só precisamos de lhe prestar atenção! Ele vive em nós, é único e está juntinho ao coração.

Vamos descobri-lo?

⇒ Kit da oficina complementar (a levantar na biblioteca)


Atividade de exploração lúdica

Neste vídeo, são partilhadas algumas propostas para mergulhar neste livro e, com brincadeiras e diversão, descobrir o que existe lá no fundo, bem no fundo, dentro de cada um de nós.

 

História e atividades de junho


A história «Um Dia Mesmo Perfeito», de Stella J. Jones, com ilustrações de Alison Edgson, editado pela Minutos de Leitura, é ideal para mostrar como, com pequenos gestos de amizade, se podem transformar os dias em dias perfeitos.

«Parece que o mau humor invadiu a floresta! Tudo começa com o Urso, que irrita a Toupeira, que se zanga com o Ouriço, que magoa a Raposa. Depressa o mau humor do Urso se espalha, e todos andam pela floresta zangados e rabugentos! Poderá um pouco de amor torná-los felizes outra vez?»

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 262 KB]

Atividade de exploração lúdica
Porque todos os dias «cinzentos» guardam oportunidades únicas de voltar a ver o sol a raiar, aqui partilhamos algumas brincadeiras!

Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

 

História e atividades de maio


A história «A Grande Caça ao Monstro», de Nobert Landa, um divertido conto de Nobert Landa, mostra-nos como a amizade é um poder especial que nos torna valentes e corajosos.

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 804 KB]

Atividade de exploração lúdica
Um som diferente, pela manhã, dá origem a uma grande aventura que irá envolver muitos amiguinhos. E nós, propomos que se juntem em família, mergulhem neste livro e vivam as brincadeiras que vos propomos. Criem as vossas próprias propostas divertidas e partilhem-nas connosco.

Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

 

História e atividades de abril
 

A história «O Elmer e a Borboleta», escrita e ilustrada por David Mkee, editada pela Nuvem de Letras, reflete sobre valores como a solidariedade, a amizade e o respeito pelas diferenças.

Estava o elefante Elmer a passear quando é surpreendido por uma pequena borboleta que necessita de ajuda.

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 138 KB]

Atividade de exploração lúdica
Vamos mergulhar juntos no livro «O Elmer e a Borboleta»? Quando uma borboleta revela ser capaz de ajudar um elefante, abrem-se nos nossos horizontes novas possibilidades de entreajuda ao reconhecermos o valor de cada um. Divirtam-se com as propostas e inventem novas formas de viver o livro. Estamos aqui curiosos por receber as brincadeiras que desse lado conseguirem fazer.

Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

 

História e atividades de março


A história «Perfeito para Dois» é uma publicação de Tracey Corderoy, com ilustrações de Rosalind Berdshaw, numa edição da Minutos de Leitura, que nos faz pensar no verdadeiro valor da amizade.

É na sua mala azul que o cão guarda a coleção dos seus tesouros mais preciosos. Ela tem, na verdade, o tamanho perfeito para um, mas com a chegada de um novo, depressa altera a sua opinião!

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 152 KB]

Atividade de exploração lúdica
Vamos mergulhar juntos no «Perfeito para Dois»? Aquilo que é perfeito para dois, até pode ser para três ou quatro! Juntem a família e deixem-se inspirar com as propostas que vos sugerimos, inventem novas brincadeiras e partilhem-nas connosco.

Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

 

História e atividades de fevereiro


O livro «O Que É Que Se Passa Aqui?» é um divertido conto acumulativo de Manuela Micaelo que, de forma ritmada e bem expressiva, nos abre as portas da imaginação.

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Atividade de exploração lúdica
Em busca de um esquilo brincalhão, muitas brincadeiras poderão aparecer-nos «à mão».

Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

 

História e atividades de janeiro


O livro «Um Inverno Perfeito», com texto e ilustrações de Cristina Sitja Rubio, editada pela Orfeu Negro, ensina-nos que encontramos sempre novos amigos no tempo certo.

Vídeo do conto disponível AQUI.

O vídeo com a atividade de exploração lúdica está acessível AQUI.

 

História e atividades de novembro/2020


«Quero Um Abraço», de Simona Ciraolo, numa edição da Orfeu Negro, é um livro de grande beleza e simplicidade, que demonstra que por muito sozinhos que estejamos, há sempre alguém capaz de nos abraçar, mesmo que seja quem nós não esperamos!

Vídeo disponível AQUI.

«Peixinhos abraçados» é a atividade de exploração lúdica, disponível AQUI.

 


 

Público-alvo
Geral
Local
Biblioteca Municipal do Seixal

Telefone 210 976 100

Email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt

Preço
Gratuito
a
Adicionar evento

Está aqui