E... Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros?

Novembro 2020
    Junho 2021
12.00 h

E… Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros? é um projeto da Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com a Associação Acrescer.

As histórias podem ser o contexto perfeito para momentos divertidos em família. Esta atividade dá a conhecer um conjunto de propostas de leituras, que serão disponibilizadas mensalmente, através de um vídeo publicado na página de Facebook do Município do Seixal, por Susana Filipe, técnica da Biblioteca Municipal do Seixal, e uma atividade de exploração lúdica para pequenos e crescidos, dinamizada pela Associação Acrescer.

Mas a proposta não fica por aqui. A Biblioteca Municipal do Seixal sugere que a experiência possa ser ainda mais rica e, para isso, disponibiliza um kit composto por uma ficha de exploração e um pack de materiais para a oficina complementar, que pode ser levantado na biblioteca.

As famílias com crianças dos 12 meses aos 12 anos têm a oportunidade de descobrir histórias e criar momentos lúdicos. Para isso, devem inscrever-se através do telefone 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt e, num prazo de 48 horas, levantar o seu kit e dar largas à imaginação. A entrega do kit será feita mediante o stock disponível. Todo o material entregue está devidamente higienizado.

História e atividades de abril

A história «O Elmer e a Borboleta», escrita e ilustrada por David Mkee, editada pela Nuvem de Letras, reflete sobre valores como a solidariedade, a amizade e o respeito pelas diferenças.

Estava o elefante Elmer a passear quando é surpreendido por uma pequena borboleta que necessita de ajuda.

⇒ Kit da oficina complementar (a levantar na biblioteca)

Atividade de exploração lúdica
Vamos mergulhar juntos no livro «O Elmer e a Borboleta»? Quando uma borboleta revela ser capaz de ajudar um elefante, abrem-se nos nossos horizontes novas possibilidades de entreajuda ao reconhecermos o valor de cada um.
Divirtam-se com as propostas e inventem novas formas de viver o livro. Estamos aqui curiosos por receber as brincadeiras que desse lado conseguirem fazer.

História e atividades de março

A história «Perfeito para Dois» é uma publicação de Tracey Corderoy, com ilustrações de Rosalind Berdshaw, numa edição da Minutos de Leitura, que nos faz pensar no verdadeiro valor da amizade.

É na sua mala azul que o cão guarda a coleção dos seus tesouros mais preciosos. Ela tem, na verdade, o tamanho perfeito para um, mas com a chegada de um novo, depressa altera a sua opinião!

Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Auxiliar pedagógico do kit [PDF 152 KB]

Atividade de exploração lúdica
Vamos mergulhar juntos no «Perfeito para Dois»? Aquilo que é perfeito para dois, até pode ser para três ou quatro! Juntem a família e deixem-se inspirar com as propostas que vos sugerimos, inventem novas brincadeiras e partilhem-nas connosco. Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

História e atividades de fevereiro

O livro «O Que É Que Se Passa Aqui?» é um divertido conto acumulativo de Manuela Micaelo que, de forma ritmada e bem expressiva, nos abre as portas da imaginação. Aceder ao vídeo do conto AQUI.

Atividade de exploração lúdica
Em busca de um esquilo brincalhão, muitas brincadeiras poderão aparecer-nos «à mão». Aceder ao vídeo da atividade AQUI.

O kit composto por uma ficha de exploração e um conjunto de materiais para a oficina complementar, que pode ser levantado na biblioteca.

História e atividades de janeiro

O livro «Um Inverno Perfeito», com texto e ilustrações de Cristina Sitja Rubio, editada pela Orfeu Negro, ensina-nos que encontramos sempre novos amigos no tempo certo. Vídeo disponível AQUI.

O vídeo com a atividade de exploração lúdica está acessível AQUI.

História e atividades de novembro/2020

«Quero Um Abraço», de Simona Ciraolo, numa edição da Orfeu Negro, é um livro de grande beleza e simplicidade, que demonstra que por muito sozinhos que estejamos, há sempre alguém capaz de nos abraçar, mesmo que seja quem nós não esperamos! Vídeo disponível AQUI.

«Peixinhos abraçados» é a atividade de exploração lúdica, disponível AQUI.

Telefone 210 976 100

Email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt