Espetáculo Comemorativo do 48.º Aniversário do 25 de Abril

Abril 2022

22 horas

Cumprir a Revolução – Agir Canta Abril

O espetáculo é assinado pelo músico e compositor Agir, tendo como convidados especiais os cantores Tatanka, Irma, Milhanas e Gaspar Varela, na guitarra portuguesa, para interpretar os temas imemoráveis da Revolução, com uma renovada irreverência.

Intercalando a atuação dos músicos, irão passar no ecrã do palco imagens do documentário «Falta Cumprir Abril», focado essencialmente no futuro e nos próximos 50 anos de Abril.

Agir é um dos mais reputados artistas da sua geração, sendo presença constante nas playlists das rádios com os seus temas a solo e diversas colaborações com alguns dos maiores nomes da música nacional, como Ana Moura, Carolina Deslandes, Diogo Piçarra, Karetus, Papillon ou 9 MILLER. O artista tem partilhado com o público os vários projetos especiais em que tem trabalhado, das jam sessions «Eulália», em que homenageia, com uma toada jazz, artistas portugueses icónicos, ao tema especial «Prescrever», uma reflexão sobre as desigualdades sociais que pervertem a essência da justiça.

Os poetas e autores de intervenção que fizeram Abril mereceram-lhe, em 2021, uma atenção redobrada: primeiro através da participação especial no Festival da Canção, depois com o concerto Cantando Abril, transmitido na RTP 1 por altura da comemoração dos 47 anos do 25 de Abril e, por fim, o espetáculo especial O Cantinho do Zeca, também transmitido na RTP 1, em que Carolina Deslandes, Lura, Marisa Liz, Tatanka, Joana Alegre, Cláudia Pascoal, Irma e Sara Correia se juntaram a Agir para recriar o legado maior de Zeca Afonso, dando-lhe novas vozes, mas mantendo a essência de cada canção intemporal.

24 horas

Fogo de artifício, ao som de «Grândola, Vila Morena», um poema e canção composta e cantada por Zeca Afonso, que se tornou o hino da Revolução.

0.30 horas

Julinho KSD

Júlio Lopes, nascido em 16 de abril de 1998, mais conhecido por Julinho KSD, é um dos artistas revelação em Portugal dos últimos anos. Com tanto talento para a palavra como para a melodia, o jovem rapper da linha de Sintra mistura com mestria o crioulo, o português e o inglês num cocktail único e inimitável, trazendo frescura e originalidade ao panorama musical nacional.

«Sentimento Safari», de 2019, foi o tema que deu a conhecer o nome Julinho KSD ao grande público. Com esta música alcançou um galardão de tripla platina, façanha que se repetiu com «Vivi Good» e «Hoje N’Ka Ta Rola». Com «Mama Ta Xinti», «Hoje En Sa Tá Vivi» e «Conclusão» atingiu mais três platinas, assim como com o seu último álbum «Sabi na Sabura», lançado em 2021.

Programa completo das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril.

«VIVER ABRIL NO SEIXAL – Com igualdade de direitos e paz, fascismo nunca mais!»

Parque da Quinta dos Franceses, Seixal
Entrada livre