FRANCISCO SIMÕES, desenho, cerâmica e escultura

Abril 2019
    Junho 2019
17.00 h

A exposição vai ser inaugurada no dia 13 de abril, sábado, às 17 horas, e está integrada no programa das comemorações do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Estamos em Abril. Tempo da flor sem tempo.

Tempo de apresentar, uma vez mais, Francisco Simões. O amigo. O artista. O «artesão inspirado».

Tudo começou «à esquina do Tejo com o mar», onde as ingénuas brincadeiras de criança construídas com o barro do chão e com as madeiras trazidas pela maré deram lugar ao sonho que se transformou numa imensa e bela viagem ao mundo da linha, da forma e da cor.

A partir daqui o turbilhão da emoção, da criatividade, do sobressalto e da busca constante do belo sob a forma do desenho, da cor, da cerâmica, da luz ou do calor da pedra moldada.

Até se tornar cúmplice com a palavra. A poesia. Está feito o encontro com a liberdade.

E qual a forma é que esta poderia tomar? A Mulher e o que representa. Vida. Igualdade. Emancipação. Direitos… Abril!

A amizade entre Francisco Simões e o município do Seixal vem de longe e tem-se revestido de diversas formas:

• Em 1995, com a realização de uma exposição individual de escultura na Galeria de Exposições Augusto Cabrita – Fórum Cultural do Seixal.
  • Em 1996, com a execução do monumento a Fernando Lopes-Graça, na Torre da Marinha.
  • Em 1999, com a realização de um conjunto de esculturas que podem ser vistas nas estações de comboio de Corroios, Foros de Amora e Fogueteiro.

Podemos ainda apreciar duas esculturas de sua autoria na Biblioteca Municipal do Seixal e no edifício da Assembleia Municipal do Seixal.

É a expressiva obra de arte de Francisco Simões que temos o prazer de ver.

Câmara Municipal do Seixal
Abril de 2019