Gesto no Tempo

Outubro 2022
    Janeiro 2023

Exposição de desenhos de Manuel Cargaleiro.

A inauguração realizou-se no dia 1 de outubro, sábado, às 17 horas.

De 1 de outubro de 2022 a 28 de janeiro de 2023

Horário de verão
De junho a setembro, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas.

Horário de inverno
De outubro a maio, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

Encerra aos domingos, feriados e segundas-feiras.

Catálogo da exposição – PDF [2,14 MB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

No concelho do Seixal continuamos a afirmar a cultura como marca do nosso projeto autárquico. Através da obra de Manuel Cargaleiro e da alegria e esperança que a sua produção artistíca nos transmite, trilhamos caminhos para permitir a fruição da arte contemporânea em liberdade.

Gesto no Tempo é uma exposição de desenhos do mestre que a exemplo das anteriores enche a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. Os desenhos de Manuel Cargaleiro habitam este espaço, criando um diálogo entre as suas formas irregulares e curvilíneas, que representam elementos da natureza e o espaço exterior, o jardim da Quinta da Fidalga e, mais além, a Baía do Seixal.

Foi a pensar neste diálogo que o arquiteto Álvaro Siza Vieira projetou este edifício, para receber a obra singular de Manuel Cargaleiro, que atravessa os séculos XX e XXI, em constante atividade e mostrando uma inesgotável criatividade.

O mestre, como afetuosamente lhe chamamos, é considerado um dos grandes artistas portugueses e a variedade e versatilidade da sua obra é reconhecida a nível nacional e internacional.

Mais uma vez, prestamos homenagem ao artista que, além do desenho, se dedica à cerâmica, à escultura, à gravura, à pintura e aos têxteis.

No Seixal, Manuel Cargaleiro está como ele afirma que gosta de estar, junto aos públicos, sem barreiras, para ser visto e fruído por todos em plena liberdade.

Apresentamos o traço do mestre, em desenhos que resultam do seu olhar atento sobre a natureza e do enorme prazer que isso lhe dá, esperando que todos os que encontram esse olhar se sintam igualmente contagiados pela sua alegria e felicidade.

Presidente da Câmara Municipal do Seixal

Telefone 210 976 108