IX Sons na Aldeia – Corsage + Deep White Void

Outubro 2022

Corsage

A banda pop-rock portuguesa formou-se em 2003, com Pedro Temporão (baixo) e Henrique Amoroso (vocais, saxofone e percussão) como membros fundadores. Dessa união nasceram as primeiras composições da banda. Mais tarde juntaram-se Fred Cunha (bateria e percussão) e Carlos Santos (teclas). Na segunda metade de 2004, aderiram à causa Gonçalo Botelho (guitarras) e Nuno Damião (trompete e guitarra).

O EP homónimo é editado em 2004 pela Camouflage Records. Em 2005, gravaram uma versão de «Rhymes of Goodbye», de Scott Walker, para o disco de tributo «Angel of Ashes», editado pela Transformadores.

Em 2009, regressam com «Finito L’Amore», numa edição de autor com distribuição da Compact Records. O tema «All Their Faces» foi incluído na coletânea «Pop Nation Vol. 2», da editora espanhola Bon Vivant Records. Em maio de 2009, o reconhecimento foi além-fronteiras, em Espanha, com o júri dos Prémios Internacionais da Música e Criação Independente a atribuir-lhes o prémio de melhor grupo português de 2009.

Em 2010, é lançado o EP digital «Rádio», gravado numa sessão acústica na Rádio Radar, com temas de «Finito L’Amore» e uma versão dos Magnetic Fields.

Em abril de 2012, é lançado o single «Adeus, Europa», canção que conquistou algumas rádios nacionais, tendo sido considerada a canção portuguesa de 2012 pelos radialistas Pedro Ramos e Tiago Castro, da Rádio Radar.

O CD «Música Bipolar Portuguesa» é lançado junho de 2012. Neste terceiro disco, os Corsage deixam para trás o inglês e optam pela língua materna. São onze canções gravadas, entre maio e julho de 2011, por Hélder Nélson (Dead Combo, etc.), e misturadas por Eduardo Vinhas (Golden Pony Studios). A masterização do disco foi feita nos estúdios da Valentim de Carvalho. Contou ainda com a colaboração vocal, em algumas canções, de Selma Uamusse (Wraygunn).

Em 2014, a banda cessou a sua atividade. No entanto, em 2022, e para comemorar os 10 anos do lançamento do seu último álbum, Pedro Temporão (baixo), Henrique Amoroso (voz), Carlos Santos (teclas), Nuno Damião (trompete e guitarra) e Nuno Castêdo (bateria e percussão) voltam a reunir-se para uma série de concertos, em que vão tocar na integra o seu álbum de 2012, «Música Bipolar Portuguesa», reeditado em CD em outubro e editado em vinil no final do ano.

Deep White Void

Os DW VOID são uma banda portuguesa de rock alternativo, de Lisboa, formada em 2008 por alguns elementos dos antigos K4 Quadrado Azul, Essa Entente e Aix-la-Chapelle, que são Fernando Faustino (voz e baixo), Pedro Eloy (teclados), Luís Ferreira (guitarra), Abílio Maruta (guitarra) e Paulo Neto (bateria).

Este ano, está prevista a edição do terceiro álbum, «Hiatus».

Organização
CoopA – Associação Aldeia Cooperativa de Artes, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e Sociedade Musical 5 de Outubro.

Sociedade Musical 5 de Outubro, em Aldeia de Paio Pires

Informações 939 550 291 ou coopa.aldeia@gmail.com