Memórias de Uma Falsificadora

Sexta-feira
    Novembro 2021
21.30 h

Espetáculo por Horta – Produtos Culturais, São Luiz Teatro Municipal, Museu do Aljube e Truta (coprodução), no âmbito do 38.º Festival de Teatro do Seixal.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 60 minutos.

Sinopse

«Memórias de Uma Falsificadora» é uma evocação da vida de Margarida Tengarrinha, sobretudo o longo período em que viveu na clandestinidade entre 1954 e 1974: o seu trabalho como falsificadora, a mudança constante de casa e de identidade, a morte do companheiro – José Dias Coelho – brutalmente assassinado pela PIDE, a separação das filhas, o isolamento da família e dos amigos.

Numa relação de grande proximidade com o público, recorrendo a artefactos muito simples, uma atriz recria os passos mais importantes do percurso de Margarida e dá voz à perspetiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade. Uma vida cheia de privações, mas que, ainda assim, a autora considera uma vida feliz, plena de sentido.

Numa altura em que vários terrores ameaçam a democracia, é urgente lembrar algumas coisas que já aconteceram, mas que não deviam voltar a acontecer, ainda mais depois de Abril de 1974.

Uma oportunidade para recordar a história recente de Portugal e lembrar que a democracia é uma conquista, demasiado preciosa para se perder.

Ficha técnica

Texto: a partir do livro homónimo de Margarida Tengarrinha | Direção e adaptação: Joaquim Horta | Interpretação: Catarina Requeijo | Apoios aos figurinos: Marisa Carboni | Coprodução Horta – produtos culturais, São Luiz Teatro Municipal, Museu do Aljube, Truta.

Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
Entrada livre, com possibilidade de reserva de lugar através de formulário