Noves Fora, Grades Dentro

Novembro 2023
21.30 h

Espetáculo de João M. Mota, Patrícia Pereira Paixão e Rosa Dias, no âmbito do 40.º Festival de Teatro do Seixal.

Classificação etária: M/ 14 anos.

«Noves Fora, Grades Dentro» nasce do convite para a realização de performances trimestrais na Casa da Cultura. A inquietação e o desejo de realização de uma performance sobre o tema surge da leitura de cartas de mulheres presas, publicadas no jornal MAPA, pelo coletivo Vozes de Dentro, que fez estimular as reflexões do Teatro Estúdio Fontenova sobre estes enclausuramentos, sejam relacionados com os direitos à terra e ao corpo, sejam com a privação de direitos humanos e democracia.

O espetáculo respeitou um processo de pesquisa sobre a natureza das prisões, dos estabelecimentos prisionais e de cercos recentes, como também um debate em torno de locais como Sarajevo, Srebrenica e Beirute para compreender as prisões criadas em conflitos e momentos de guerra.

Ligando as pontas do passado ao futuro, a reflexão é um elemento essencial deste espetáculo. Assim, abordaremos aqui três manifestações de prisão: experiências em estabelecimentos prisionais, guerras e conflitos sociais e territoriais, e metáforas que refletem prisões mentais e comportamentais.

Que prisões mantemos? Em que prisões vivemos? Como é que se resiste?

Ficha técnica: Interpretação, dramaturgia: João M. Mota e Patrícia Pereira Paixão | Direção e apoio à encenação: Rosa Dias | Música e sonoplastia: João M. Mota | Investigação: Patrícia Pereira Paixão | Design de comunicação, vídeo e operação técnica: Tomás Anjos Barão | Vídeo integral e trailer: Inês Monteiro Pires | Produção e comunicação: Fili Ribeiro e Graziela Dias | Desenho de luz: José Maria Dias | Agradecimento: Colectivo Vozes de Dentro | Produção: Teatro Estúdio Fontenova

O Teatro Estúdio Fontenova é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes e pelo Município de Setúbal, e associada da Performart e d’A Descampado.

Apoios: União de Freguesias de Setúbal, Antena 2, semmais, Setúbal Mais, O Setubalense, Set-link e Som da Baixa.

Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas

Entrada livre, mediante reserva prévia através do formulário online