O Indizível – Parte 3

Novembro 2023

Espetáculo de Telmo Branco, no âmbito do 40.º Festival de Teatro do Seixal

Classificação etária: M/ 16 anos

«O Indizível» é uma performance ativista, que cruza as disciplinas de teatro, dança e sonoplastia, para enfrentar, com sensibilidade, a violência sexual estrutural e a cultura do silêncio.

«O Indizível» surge da necessidade de desestigmatizar as narrativas de abuso sexual de um contexto vitimizador, para um contexto de empoderamento.

Sem deixar de encorajar a justiça legal, «O Indizível» explora outro tipo de justiça, também fundamental, que é a de recuperar o sentido de valor, propósito e autonomia, abalados pelo ato de agressão sexual.

«O Indizível» pretende remover a violência sexual do universo do privado, individual e isolado, de forma a contextualizá-la dentro das estruturas culturais, sociais e políticas que a permitem e perpetuam.

O objetivo desta performance ativista é o de cultivar a esperança, gerar consciência e encorajar sobreviventes deste tipo de violência a quebrar o silêncio e/ou a sentirem-se menos sós.

«O Indizível» surge de um longo processo terapêutico, ainda em curso, desenvolvido em conjunto com o Instituto de Psicanálise de Berlim.

Advertência
O conteúdo desta performance pode ser sensível para pessoas com experiências de abuso sexual, ou traumas semelhantes. Esta performance NÃO recria, descreve literalmente, ou expõe graficamente a violência inerente ao tópico.

Ficha técnica: Criação, performance e sonoplastia: Telmo Branco (elu/delu) | Operação de som: Rachael Mauney (elu/delu) | Operação de câmara: Lúcia Pires (ela/dela) e Rachael Mauney (elu/delu) | Edição fotográfica e de vídeo: Telmo Branco (elu/delu) | Com o apoio de: Goethe-Institut Lisboa | Apoio à residência: Polo Cultural das Gaivotas | Financiado por: DISTANZEN Solo | Dachverband Tanz Deutschland e NEUSTARTKULTUR | Apoio: Acker Stadt Palast (Berlim), Hosek Contemporary (Berlim), Petr Hosek, Marameo E.V (Berlim), Teatro Papa-Léguas (Lisboa), Mala Voadora (Porto) e Polo das Gaivotas (Lisboa).

Clube Recreativo da Cruz de Pau

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Entrada livre, mediante reserva prévia através do formulário online