Seixal, Luz e Traço

Quinta-feira
    Novembro 2023
17.30 h

A exposição foi inaugurada no dia 24 de abril, segunda-feira, às 17.30 horas.

No âmbito do Maio Património 2023, realizou-se uma visita noturna à exposição no dia 13 de maio, sábado, às 21.30 horas, com início no portão da Mundet, Seixal.

Seixal, Luz e Traço é o nome da exposição que poderá encontrar em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal. Com textos e pinturas de Eduardo Palaio, este é um olhar sobre o Seixal antigo, visto com os olhos de alguém que interiorizou os seus hábitos e costumes, os seus termos e as suas histórias.

Eduardo Palaio regista com precisão aspetos desse passado em que ele foi um observador participante, atento às rotinas, aos ritmos e quotidiano dos habitantes desta terra, incluindo neles os cafés, as tabernas, a ida ao mercado, a barbearia, a farmácia, a fancaria, a saída da fábrica, a escola primária, as festas e a música, a deslocação para Lisboa, entre outros aspetos.

Perca-se pelo Seixal e, através dos olhos do desenhador, reveja e sinta este Seixal antigo e componha a sua própria coleção de olhares, na leitura dos textos que Eduardo Palaio escreveu.

Desde 2007 que Eduardo Palaio se ocupa do Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, criado por sua iniciativa com o pronto apoio da Câmara Municipal do Seixal, que recuperou as antigas instalações da Tipografia Popular de Augusto Palaio e as assumiu como extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal. Lá se preservam e se expõem, desde então, equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia datadas do século XV a meados do século XX.

Na área artística pratica o desenho (começou nos anos 1960 pelo cartoon), ilustração e pintura, incluída a feitura de murais. Na atividade literária tem diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance. Entre vários prémios, foi-lhe atribuído em 2010 o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e, no ano seguinte, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e que premeia em cada ano o que considera ser a melhor obra publicada neste género literário.

«O Seixal está dentro da cabeça de cada um, impresso em modo que nenhuma selfie poderá reproduzir. O Seixal para mim, é luz e traço. Isto que vos apresento é o que coleciono nos meus olhos.»

Eduardo Palaio

Núcleo urbano antigo do Seixal