Seminário Romano Atmo sobre Rodas

  • 11
    Quinta-feira
    Julho 2019
14.00 h

O projeto educativo intercultural Povos Culturas e Pontes, desenvolvido no concelho pela Câmara Municipal do Seixal, criou sinergias com o projeto Romano Atmo sobre Rodas, promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), para construir uma experiência-piloto com foco na educação escolar das crianças ciganas.

O projeto Romano Atmo sobre Rodas, cofinanciado pelo Alto Comissariado para as Migrações, tem como entidades parceiras da AMUCIP a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto das Comunidades Educativas e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Durante o ano letivo 2018-2019, recorreu-se à ferramenta do kit pedagógico Romano Atmo (em língua romanon significa «Alma Cigana»), para capacitar docentes e técnicos de ação educativa para o desenvolvimento de atividades sobre a cultura cigana no meio escolar, no trabalho com crianças ciganas e não ciganas. Este projeto foi realizado em seis escolas do município: Escola Básica da Quinta das Inglesinhas, Escola Básica da Quinta dos Franceses, Escola Básica Paulo da Gama, Escola Básica da Quinta da Courela, Escola Básica do Fogueteiro e Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. 

Simultaneamente, o kit pedagógico Romano Atmo foi utilizado na capacitação de mulheres de etnia cigana, com o objetivo de criar um grupo colaborativo de futuras facilitadoras do diálogo entre a sua comunidade e o meio escolar, com vista à valorização da educação das crianças e jovens desta etnia. Pretende-se, ainda, que sejam estabelecidas pontes de comunicação e partilha com as diferentes culturas que convivem no município do Seixal.

Através da aplicação deste kit pedagógico foram alcançados excelentes resultados, os quais se pretende dar a conhecer e refletir neste seminário final.
 

Horário

Quinta-feira, das 14 às 18.30 horas.

Programa

14 horas
Receção aos(às) participantes
 
14.20 horas
Sessão de Abertura 
 
Manuela Calado, vereadora do Pelouro da Educação, Desenvolvimento Social, Juventude e Gestão Urbanística da Câmara Municipal do Seixal
 
Cristina Milagre, adjunta da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade
 
Pedro Abrantes, técnico especialista do Ministério da Educação
 
Sónia Matos, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP) e coordenadora do Projeto Romano Atmo sobre Rodas
 
15 horas
O Kit Pedagógico Romano Atmo nas Escolas
Os(as) docentes envolvidos(as) na aplicação do Kit Pedagógico Romano Atmo partilham a experiência de trabalho com crianças ciganas e não ciganas nas escolas 
 
Moderadora: Elsa Simões, Câmara Municipal do Seixal
 
16 horas
Pausa para café
 
16.15 horas
O Kit Pedagógico Romano Atmo e a Capacitação do Grupo Colaborativo de Mulheres Ciganas
«O Ouriço e o Rei»: teatro de fantoches a partir de um conto cigano
Grupo Colaborativo de Mulheres Ciganas  
 
Dinamizadora: Susana Filipe, Câmara Municipal do Seixal 
 
16.45 horas
Partilha das Experiências das Mulheres Ciganas nas Escolas – Atividades Desenvolvidas através do Kit Pedagógico Romano Atmo
Grupo Colaborativo de Mulheres Ciganas
 
Dinamizador: Hélder Costa, Agrupamento de Escolas do Barreiro e Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas
 
17.15 horas
Das Mulheres Ciganas para a Sua Comunidade: Apresentação do Folheto «O Futuro dos Teus Filhos também Passa pelas Tuas Decisões!»
Grupo Colaborativo de Mulheres Ciganas

Dinamizadora: Carolina Leão, AMUCIP e Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS)/Investigação em Ciência Sociais & Gestão (CSG)/Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)/Universidade de Lisboa (UL)
 
17.45 horas
Apresentação do Relatório-Síntese do Kit Pedagógico Romano Atmo
Manuela Correia, Instituto das Comunidades Educativas
 
Apresentação da Memória Viva do Kit Pedagógico Romano Atmo em Ação
Carolina Leão, AMUCIP e SOCIUS-CSG-ISEG/UL
 
Moderadora: Sónia Matos, AMUCIP

 

Inscrição através do endereço de correio eletrónico amucip2015@gmail.com.

Adicionar evento

Está aqui