Seminário Romano Atmo sobre Rodas

Julho 2019
14.00 h

O projeto educativo intercultural Povos Culturas e Pontes, desenvolvido no concelho pela Câmara Municipal do Seixal, criou sinergias com o projeto Romano Atmo sobre Rodas, promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), para construir uma experiência-piloto com foco na educação escolar das crianças ciganas.

O projeto Romano Atmo sobre Rodas, cofinanciado pelo Alto Comissariado para as Migrações, tem como entidades parceiras da AMUCIP a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto das Comunidades Educativas e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Durante o ano letivo 2018-2019, recorreu-se à ferramenta do kit pedagógico Romano Atmo (em língua romanon significa «Alma Cigana»), para capacitar docentes e técnicos de ação educativa para o desenvolvimento de atividades sobre a cultura cigana no meio escolar, no trabalho com crianças ciganas e não ciganas. Este projeto foi realizado em seis escolas do município: Escola Básica da Quinta das Inglesinhas, Escola Básica da Quinta dos Franceses, Escola Básica Paulo da Gama, Escola Básica da Quinta da Courela, Escola Básica do Fogueteiro e Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.

Simultaneamente, o kit pedagógico Romano Atmo foi utilizado na capacitação de mulheres de etnia cigana, com o objetivo de criar um grupo colaborativo de futuras facilitadoras do diálogo entre a sua comunidade e o meio escolar, com vista à valorização da educação das crianças e jovens desta etnia. Pretende-se, ainda, que sejam estabelecidas pontes de comunicação e partilha com as diferentes culturas que convivem no município do Seixal.

Através da aplicação deste kit pedagógico foram alcançados excelentes resultados, os quais se pretende dar a conhecer e refletir neste seminário final.

Quinta-feira, das 14 às 18.30 horas.

Inscrição através do endereço de correio eletrónico amucip2015@gmail.com.

Adicionar evento