Serão na Biblioteca – Aniversário

Novembro 2022
21.30 h

Na geografia do sul, «dar o serão» era um costume, sair de casa para ir oferecer o seu tempo ao outro. Com o outro. A comunidade juntava-se assim para partilhar histórias, dividir o peso dos dias e o correr da vida.

Nesta noite já fria de novembro, a Biblioteca Municipal do Seixal acolhe a comunidade para partilhar histórias e celebrar mais um ano, com um serão de contos com os contadores de histórias Bru Junça e Jorge Serafim.

A iniciativa decorre no âmbito das comemorações do 29.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal, celebrado a 26 de novembro.

Sobre os contadores de histórias

Bru Junça é licenciada em Educação de Infância pela Universidade de Évora e pós-graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Mediadora de leitura junto de público infantil e adulto, trabalha com várias escolas, bibliotecas públicas e associações. Participa em encontros literários em Portugal e no estrangeiro. Promove trabalho de continuidade com algumas escolas e bibliotecas. Do seu repertório fazem parte contos, lengalengas ou canções da tradição oral. Lagarto pintado, História da Carochinha e Cabaça são algumas das personagens que povoam os seus livros feitos à mão, que permitem uma aproximação das novas gerações à época em que os seus avós também foram crianças. É a criadora do «Conto por Ponto».

Jorge Serafim é licenciado pela Universidade Aberta, mediador do livro e da leitura, escritor e ilustrador. Como contador de histórias tradicionais, tem percorrido Portugal com sessões de contos para públicos de todas as idades, em bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios/centros culturais e festivais de teatro. Tem participado em encontros de narração oral, nomeadamente em Espanha, Argentina, Uruguai, Canadá, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Macau e Luxemburgo.
Desenvolve oficinas sobre os temas da narração oral e da mediação da leitura para professores, associações de pais e cursos profissionais.
Autor de diversas obras: «O Corvo Branco» – teatro para a infância; «O Amor É Solúvel na Água» – teatro; «A. Ventura» – poesia; «A Sul de Ti» – poesia; «Estórias do Serafim» – humor; «Sonhar ao Longe» – infantil; «A Minha Boca Parece Um Deserto» – infantil e «Não Há Seda nas Lembranças» – romance. Foi ator na companhia de teatro Arte Pública e ator/fundador na companhia de teatro Lêndias D’Encantar. É humorista e participou em diversos formatos televisivos na SIC, RTP1 e RTP2.

Informações 210 976 100 ou biblioteca.se@cm-seixal.pt

Entrada livre