Sessão de Apresentação do Programa de Comemorações do Centenário de José Saramago

Abril 2022
10.30 h

Assinala-se a 16 de novembro de 2022, o centenário do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e nome maior das letras portuguesas.

A Câmara Municipal do Seixal associou-se à Fundação José Saramago para celebrar esta efeméride com um programa de iniciativas que exaltam a vida e obra do escritor português.

Nesta sessão, vai ser apresentado um programa composto por múltiplas e variadas propostas de âmbito cultural, para que, em vários locais do município e nas mais variadas vertentes artísticas, se possa comemorar e consolidar a presença deste escritor singular na história cultural e literária portuguesa e mundial.

As comemorações do centenário do nascimento de José Saramago vão ter início no próximo dia 5 de abril e vão decorrer até ao final do mês de novembro.

A primeira iniciativa que assinala a efeméride no nosso concelho é uma exposição dedicada à obra A Maior Flor do Mundo, com ilustrações de André Letria, inspiradas no conto infantil homónimo da autoria do Nobel português.

A exposição está patente de 5 de abril a 14 de maio, no átrio da Biblioteca Municipal do Seixal, e integra igualmente as comemorações do Dia Mundial do Livro e Dia Mundial do Livro Infantil, sendo dirigida ao público infantojuvenil e famílias, mas tendo interesse para toda a população.

A Maior Flor do Mundo é um conto infantil escrito por José Saramago e publicado pela primeira vez pela Editorial Caminho, em novembro de 2001, com ilustrações de João Caetano. A edição, com ilustrações de André Letria, assinalou os 15 anos decorridos sobre a atribuição do Prémio Nobel de Literatura, em 2013, e foi publicada originalmente pela mesma editora, com coordenação da Fundação José Saramago.

10.15 horas – Receção de convidados

10.30 horas – Momento protocolar com o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río

11 horas – Visita à exposição de ilustrações de André Letria, para o livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago.

11.15 horas – Hora do Conto a partir do livro A Maior Flor do Mundo

11.30 horas – Oficina de expressão plástica Às Árvores Pintadas Não Lhes Caem as Folhas

Telefone 210 976 100

Email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt