Terras e Raízes

Maio 2022
    Junho 2022

Exposição coletiva de pintura no âmbito do evento Seixal Cultural.

A inauguração realiza-se no dia 7 de maio, sábado, às 15 horas.

De 7 de maio a 18 de junho

De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

Organização
AAGA – Associação de Apoio à Comunidade de Língua Oficial Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

Terras e Raízes é o título da exposição que reúne três artistas plásticas com um percurso repleto de vida e experiências que se convertem em inspiração artística com marcas de dois continentes, e de duas nacionalidades. Escolheram Portugal para residir, mas inspiram-se nas duas realidades que lhe são muito próximas do coração: Europa, «Velho Continente», e África, «Berço da Humanidade».

Erika Jâmece e Leda Baltazar, unidas numa origem cultural africana que lhes marcou o início de vida, as suas personalidades e sobretudo a sua matriz de expressão artística, deixaram-se, entretanto, envolver, e assimilaram a cultura europeia em que mais tarde se inseriram.
Irene Felizardo, nasceu em Portugal, mas cedo emigrou, sendo a Europa a sua «casa». Ligou-se a França e absorveu várias experiências, criou as suas próprias técnicas, inspira-se e pesquisa todos os dias para suas obras.

Na exposição Terras e Raízes, os trabalhos das três artistas são apresentados, num ato de partilha sincera e profundo, abrindo as suas vidas e o seu lado mítico e insondável, em que a riqueza da fusão e da multiculturalidade são bem patentes.

Os seus trabalhos de expressão artística são um tributo à vida e à humanidade, sendo importante enaltecer o apoio da Câmara Municipal do Seixal que, em boa hora, teve a amabilidade de lhes permitir que se apresentem com os seus contributos criativos, fundindo influências multiculturais que a todos nos sensibilizam e enriquecem, passando a fazer parte do acervo da humanidade, pois a todos sem exceções, são dirigidos.

Terras e Raízes é uma exposição inicial, a que outras seguirão, todas integradas como partes de um notável projeto de divulgação de arte.

A cultura é um bem que merece ser partilhado e este é um exercício de entrega, bem marcante em cada obra apresentada.

Erika Jâmece

Telefone 915 633 228