Tributo a Albino Moura

Outubro 2022
    Dezembro 2022
15.00 h

Em virtude do volume e da diversidade da obra produzida por Albino Moura, a exposição vai ser apresentada em dois núcleos expositivos: O Pintor do Imaginário, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, e A Liberdade do Gesto, na Galeria Municipal de Corroios.

Tributo a Albino Moura – O Pintor do Imaginário

Local: Galeria de Exposições Augusto Cabrita

Este núcleo expositivo vai apresentar obras de pintura, desenho, escultura e outras intervenções, bem como diversas distinções atribuídas a Albino Moura (diplomas, prémios, medalhas e troféus).

A inauguração realizou-se no dia 29 de outubro, sábado, às 15 horas.

Tributo a Albino Moura – A Liberdade do Gesto

Local: Galeria Municipal de Corroios

Neste espaço vai ser apresentado um conjunto de obras menos conhecidas do grande público, tais como: pintura e desenho (estudos e esboços); livros de poesia de sua autoria; recriação numa parede do seu ateliê, com desenhos, estudos, rascunhos, lembranças, esboços…; obra gráfica – cartazes; publicidade; desenhos de viagem; maqueta de um «teatro»; uma tapeçaria e mobiliário intervencionado pelo autor; diversas peças de pequeno porte e de variados suportes.

A inauguração realizou-se no dia 29 de outubro, sábado, às 17 horas.

Catálogo da exposição – PDF [3,39 MB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

«Não me contem as tristezas
Digam-me das alegrias
Dos amores
E das esperanças
E das vitórias.»
Albino Moura

Albino Moura percorreu os caminhos da decoração de publicidade, do desenho gráfico, da ilustração e, sem formação académica, afirmou-se nas artes plásticas como «o autodidata recalcitrante», no dizer de amigos, com firmeza, rigor, coragem e perseverança.

O legado artístico que nos deixa, alicerçado nos mais variados suportes e materiais, contempla a cor, a forma e a palavra, fruto de um intenso e profundo trabalho de artesão criativo.

Homem empenhado em causas, Albino Moura apoiou, organizou e participou em múltiplas atividades sociais e artísticas, mobilizando e agregando pessoas das mais diversas origens.

A Câmara Municipal do Seixal, ao entender a cultura com o seu enorme potencial de criação, liberdade, transformação e resistência, como o elemento central na formação da consciência, da soberania e de identidade, promove e apoia a atividade cultural, ao mesmo tempo que exige o respeito e o cumprimento da Constituição da República Portuguesa, no que se refere ao livre acesso de todos à criação e à sua fruição e não pode deixar de prestar tributo ao homem, ao artista e à sua obra.

Obrigado, Albino!

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal

Galeria de Exposições Augusto Cabrita e Galeria Municipal de Corroios

Galeria de Exposições Augusto Cabrita
Telefone 210 976 105
Email dc.galerias.municipais@cm-seixal.pt
Horário de terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas. Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Galeria Municipal de Corroios
Telefone 915 633 228
Email dc.galeriasmunicipais@cm-seixal.pt
Horário de terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

Entrada livre