Um Risco no Chão ou «Seixal Nosso Que Estais no Céu»
-
14DomingoDezembro 2025>24SábadoJaneiro 2026
Exposição de Eduardo Palaio.
A inauguração realiza-se no dia 14 de dezembro, domingo, às 17.30 horas, precedida da iniciativa Conversas com a Escrita, às 16.30 horas, em que vai ser apresentado o livro do artista «Contos do Senhor Tomás Graça».
De 14 de dezembro de 2025 a 24 de janeiro de 2026
Horário
De terça-feira a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.
Eduardo Palaio é o que se pode chamar um homem das artes – tipógrafo, escritor, pintor, ilustrador, contador de histórias, comunicador... –, cuja «argamassa» é o humor e o à-vontade com que está na vida, tendo desenvolvido intensa intervenção ativa, social e política, num tempo em que tudo era menos fácil.
Esta exposição reúne um conjunto de desenhos «riscados» ou «manchados» de cor, em que está patente o humor, a sátira, o olhar atento, a ternura, acerca dos quais, diz-nos o autor: «As ruas são as mesmas, começam onde o sol nasce e acabam onde o sol se põe, pelo meio encostam-se à “montanha” e enfrentam o norte que traz o rio e o vento.
“Seixal nosso que estais no céu”. Num sentido o Seixal já partiu, foi de homens do mar e depois, de operários; tão importantes foram que ainda se fazem sentir nas paredes, na organização dos espaços, e nas ravessas que é coisa só nossa, e que eu procurei, encontrei e desenhei nos trabalhos que vos apresento.
(…)
O “céu” é muito particular, está nos ares e no chão. Hoje e com a gente de hoje, acreditamos no que se irá construir, sem esmorecer com os “arrecuos” que agora se apresentam, que fazem parte do caminho.
Um par dançante, resistentes, desesperança, mães sofredoras, “danos colaterais”, um valente − pretendi retratá-los, uns sob a forma de humor (cartoon como agora se diz) que foi o meu começo nas artes plásticas, outros fazendo um risco no chão, um traço, assim:
o traço
tenta ser o melhor possível
como o de uma criança
virgem de ensinança
que se espanta com a magia
que a sombra faz nas paredes».
Obrigado, Palaio.
Telefone 210 976 105



