Viagem Desenhada – Partida de Vale de Milhaços para o Mundo

Fevereiro 2023
    Abril 2023

Exposição de ilustração de Ana Gil.

A inauguração realizou-se no dia 9 de fevereiro, quinta-feira, às 18.30 horas.

Ana Gil viveu a sua infância e adolescência em Vale de Milhaços e só depois se tornou do mundo. Esquerdina, apaixonada por poesia, viagens e comida, a ilustradora trabalha para marcas, revistas, jornais e livros e tem o hábito de desenhar o seu quotidiano, as paisagens que percorre e os momentos que vive.

É através do traço e da cor que olha o mundo, que dele se apropria e o guarda, para que possa voltar a ele sempre que o desejar. Um regresso que a devolve ao lugar, aos sabores, às texturas e às cores, mas também a si mesma, à sua perceção do que a rodeia e do seu modo de olhar cada um desses instantes, tornando-os mais seus.

Ana Gil partilha connosco esse olhar, resultado de um conjunto de viagens em que o caderno, os pincéis e as canetas de ponta fina substituíram a máquina fotográfica e o telemóvel. Um olhar que se demora o suficiente para que as mãos registem os traços e as cores essenciais para definir o espírito de cada lugar, as tonalidades de cada vivência.

Com esta exposição, a Câmara Municipal do Seixal continua a valorizar os artistas do concelho que muito legitimamente merecem essa distinção e de que Ana Gil é um exemplo mais do que evidente. Uma artista do olhar e do gesto que leva o Seixal ao mundo e que, com estes trabalhos, devolve o mundo ao Seixal.

Espaço Rio_Arte, no RioSul Shopping
Entrada livre