João Pé-Leve

Janeiro 2022
    Março 2022
14.30 h

Exposição de desenho e pintura de João Pé-Leve.

De 29 de janeiro a 12 de março

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Catálogo da exposição – PDF [372 KB]

O Ciclo de Apresentação do Acervo Artístico Municipal tem como objetivo apresentar publicamente as obras que integram esta coleção.

A presente exposição JOÃO PÉ-LEVE, pintura e desenho, é constituída por um conjunto de obras de características espontâneas e populares, que foram doadas à autarquia por Carlos Pé-Leve, em 1999, para integrar o acervo artístico municipal.

João Pé-Leve, de origens humildes, usava materiais rudimentares e simples e tinha a pintura como uma das principais ocupações na sua vida.

Este estilo de expressão artística é marcadamente individualista nas suas manifestações mais puras, muito embora seja quase sempre possível descobrir-lhes a fonte de inspiração na iconografia popular e, geralmente, a sua obra conta uma história, retrata uma cena, uma paisagem, um interior, um personagem, uma memória, um acontecimento do quotidiano, um evento histórico e caracteriza-se, em termos gerais, por uma aparente simplicidade e pela liberdade do autor para relacionar ou desagregar, a seu belo prazer, determinados elementos considerados formais, a inexistência de perspetiva, a desregulação da composição, o detalhe minucioso das figuras e dos cenários, a irrealidade dos factos ou a aplicação de paletas de um exuberante colorido.

A sua arte exprime, geralmente, alegria, felicidade, espontaneidade e imaginários complexos, resultando, às vezes, todo este conjunto numa beleza aparentemente desequilibrada mas sempre muito sugestiva.

Boa visita!

Joaquim Santos