desenho.música.corpo
-
18SábadoOutubro 2025>29SábadoNovembro 2025
Exposição de Ana Caetano.
A inauguração realizou-se no dia 18 de outubro, sábado, às 19 horas.
De 18 de outubro a 29 de novembro
Horário
De terça-feira a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.
Ana Caetano apresenta-nos uma instalação site-specific inserida no projeto desenho.música.corpo, concebida a partir da escuta do álbum «Lonely Dog», de Carlos Barretto, que articula o desenho de grandes dimensões com um vídeo documental, de Ema Caetano, que nos mostra o processo criativo.
O desenho nasce da escuta – da música e do silêncio, do outro e de si e o corpo torna-se instrumento de registo e mediação, transformando-se em canal físico entre som e imagem, em que cada traço é o rasto de um movimento, resultado de uma atenção concentrada ao instante.
Sobre a folha de grandes dimensões estendida no chão, o corpo envolve-se diretamente com a superfície: sentado, dobrado, ajoelhado ou deitado, sustentando posições de esforço e tensão muscular prolongada, e instaura um eixo corporal de simetria que responde diretamente ao ritmo e à intensidade da escuta que se transforma numa experiência física de maior intensidade e resistência.
O movimento dos braços, em espelho, exige coordenação e constância, enquanto o peso do corpo encontra resistência no contacto com o papel. Esta relação coloca a artista num estado de quase coreografia atlética, em que o gesto gráfico nasce tanto da escuta da música como da gestão do próprio esforço físico. A inscrição é, assim, simultaneamente cartografia do som e registo do corpo em luta com a gravidade, um mapa de respiração, pausa, resistência e entrega.
Ana Caetano, nasceu em Lisboa em 1970, é bailarina, performer e artista plástica.
Iniciou a sua formação artística na dança contemporânea, estudando na Escola de Dança do Ballet Gulbenkian. Posteriormente, dançou no Centre Chorégraphique National de Grenoble, sob a direção de Jean-Claude Gallotta, e participou em vários projetos, colaborando com coreógrafos como Francisco Camacho, Olga Roriz, Paulo Ribeiro e Joanne Leighton.
Telefone 210 976 105



