Encontro assinala dia contra violência de género
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é assinalado no Seixal com um encontro promovido pelo município e parceiros da Rede Municipal contra a Violência Doméstica e de Género.
Celebrado anualmente a 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres tem o propósito de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres, que continua a ser uma das violações dos direitos humanos mais frequentes e generalizadas no mundo.
O Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolhe o programa comemorativo, que integra, além do encontro da Rede Municipal contra a Violência Doméstica e de Género, uma sessão especial de apresentação da série Casa-Abrigo, que estreou na RTP1 no passado dia 27 de outubro. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.
24 de novembro
Sessão especial Casa-Abrigo
10 horas
Inspirada em histórias reais de mulheres vítimas de violência doméstica. A série Casa-Abrigo é protagonizada por Maria João Pinho, Leonor Silveira, Filomena Gigante, Rita Cabaço e Ana Sofia Martins.
A sessão conta com a presença do realizador Márcio Laranjeira, de Marta Carvalho, criadora da banda sonora da serie, e de Maria João Vilhena, psicóloga e técnica de apoio à vítima da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
25 de novembro
Encontro da Rede Municipal contra a Violência Doméstica e de Género
9.30 horas
Receção de participantes
9.45 horas
Abertura
10 horas
Aprovação da adesão à Rede Municipal contra a Violência Doméstica e de Género do Seixal do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Guarda Nacional Republicana
10.30 horas
Apresentação dos dados referentes à Estrutura de Apoio à Vítima do Seixal da Criar-T – Associação de Solidariedade, ao Gabinete de Apoio e Informação à Vítima de Violência Doméstica da PSP e ao Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica da UMAR
11.30 horas
Apresentação de ações da Câmara Municipal do Seixal na área da violência doméstica e de género
12 horas
Apresentação da campanha «De Luto e em Luta» contra a violência sobre as mulheres, promovida pela UMAR
12.30 horas
Pausa para almoço
14 horas
Oficina no âmbito do Plano de Ação da Rede Municipal contra a Violência Doméstica e de Género
15.15 horas
Apresentação e discussão
Partilhar

