Plantas Invasoras – Ameaças e Gestão
-
09Sexta-feiraOutubro 2026
A ação pretende sensibilizar e dotar os participantes de conhecimentos sobre o controlo de plantas invasoras, uma das maiores ameaças para os ecossistemas.
No workshop vai mostrar-se como prevenir e conter a dispersão de plantas invasoras e como aplicar técnicas de controlo adequadas para a conservação da biodiversidade existente na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Dinamização: Elizabete Marchante, professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Ecologia Funcional e uma das maiores especialistas em flora invasora em Portugal, corresponsável pelo projeto Invasoras.pt.
Programa
- Intervenções:
- Maria João Macau, vereadora do pelouro da Cultura, da Câmara Municipal do Seixal
- Miguel Feio, vereador do Pelouro da Sustentabilidade e Património, da Câmara Municipal do Seixal
- Apresentação teórica sobre flora invasora e saída de campo, com aplicação de técnicas de controlo, consoante as espécies identificadas no local
Número máximo de participantes: 50.
Organização
Associação Vita Nativa, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do projeto Calluna.
O projeto Calluna – Restauro Ambiental, organizado pela Câmara Municipal do Seixal e a Associação Vita Nativa, tem como objetivo envolver a comunidade local em ações de restauro ambiental e na gestão de um viveiro de plantas nativas instalado na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Informações ecomuseu.se@cm-seixal.pt


