Aldeia de Paio Pires recebe amostradores de partículas

Amostradores de partículas
03 Jan '20

No âmbito do Estudo de Poluentes Atmosféricos, elaborado pela equipa do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico (C2TN/IST), foram instalados no dia 18 de dezembro de 2019 dois amostradores de partículas na Arena Multiusos de Paio Pires.

Para a instalação destes amostradores, a equipa de trabalho contou com a colaboração dos serviços da Câmara Municipal do Seixal e da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, entidade responsável pela substituição dos filtros de partículas.

Em 2020, serão realizadas quatro campanhas, uma em cada estação do ano, cada uma delas com recolha de filtros durante 25 dias seguidos, com o objetivo de serem analisados, em laboratório, para se efetuar a caracterização química das partículas.

A amostragem de partículas atmosféricas, em filtros, permite avaliar a distribuição temporal das partículas e seus constituintes, efetuando uma avaliação da conformidade legal, tendo em conta a legislação nacional e as diretivas europeias.