AML lança concurso para aquisição de transportes públicos

CCB
19 Fev '20

A apresentação do concurso internacional para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros na Área Metropolitana de Lisboa (AML) decorreu, esta terça-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O concurso, no valor de 1,2 mil milhões de euros e válido para sete anos, coloca quatro lotes a concurso, com um total de 578 linhas, com ligação a outros meios de transporte, como o comboio, metro ou barco.

O investimento global da Câmara Municipal do Seixal é de 17,5 milhões de euros. Depois da introdução do passe intermodal, este concurso internacional significa o aumento do transporte público rodoviário em 60 por cento no concelho do Seixal.

Todos os autocarros na AML passam a circular com a marca única Carris Metropolitana até meados de 2021, adotando a cor amarela tradicional da empresa que até agora serve Lisboa.

O concurso define níveis de qualidade de serviço, como informação e entretenimento a bordo, climatização e ventilação, segurança, pontos USB e wi-fi e, ainda, uma plataforma tecnológica integradora dos serviços, para melhorar a informação ao público em tempo real nos autocarros e nas paragens, mas também em aplicações nos telemóveis e na internet.

Posteriormente, a AML irá também gerir outros meios de transporte na sua área, estando previsto que o passo seguinte seja a Soflusa e a Transtejo, seguindo-se o Metropolitano e os comboios suburbanos.