Apoio à Associação Nacional de Pais e Amigos Rett

05 Dez '18

Na quinta-feira, dia 6 de dezembro, tem lugar às 17 horas, na sede da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, em Amora, a assinatura de um contrato-programa entre esta associação e a Câmara Municipal do Seixal para a cedência de uma viatura de transporte adaptado.

A assinatura deste contrato-programa surge no âmbito da atribuição de várias comparticipações financeiras que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a efetuar junto das associações do concelho, com o objetivo de apoiar o trabalho que estas desenvolvem ao longo do ano em prol da população do município.

Importa lembrar que, na reunião de câmara de dia 21 de novembro, a autarquia aprovou a atribuição de uma verba no valor de 68 mil euros à Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, para a cedência da referida viatura.

Sobre a associação

A ANPAR – Associação Nacional Pais e Amigos Rett é uma IPSS, fundada em 2002 por um conjunto de pais que vivia a realidade de ter tido uma filha portadora de uma disfunção neurológica complexa, que afeta crianças do sexo feminino e que de múltiplas formas vai tornando a criança totalmente dependente na satisfação das suas necessidades ao longo da vida.

A principal missão da ANPAR é promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores da síndrome de Rett e suas famílias; o conhecimento e sensibilização em relação a esta doença; promover o acesso a meios de diagnóstico e terapêutica; angariar fundos e estabelecer intercâmbio com organizações similares nacionais e internacionais.

A associação procura atuar em vários setores (educacional, médico, jurídico-social) pela implementação de ações e projetos de carácter informativo (sensibilização para a doença) e interventivo (criação de apoios e respostas sociais). Anualmente realiza dois encontros de famílias para convívio e partilha de experiências. A associação tem um gabinete de apoio e atendimento às famílias nas suas necessidades e público em geral e faz encaminhamento para serviços e apoios especializados, através da rede de parceiros sociais. Angariam fundos e ajudam as famílias financeiramente, na aquisição de ajudas técnicas e equipamentos, assim como na realização de obras de adaptação nos seus domicílios. Realizam sessões de esclarecimento e sensibilização para esta doença e ajudam na integração escolar e associações de pais no âmbito do ensino especial.

(Fonte: https://www.anpar.pt/)