Aprovada candidatura para corredor ecológico em Corroios

05 Dez '22

A Câmara Municipal do Seixal, através dos serviços municipais dos espaços verdes, viu aprovada em junho de 2022 a candidatura «Corredor Ecológico de Vale de Milhaços – Reflorestação de Espaços Expectantes» que vem valorizar, através da plantação de árvores, os corredores ecológicos que se formalizam ao longo das linhas de água que compõem a Vala da Queimada-Milhaço.

Esta intervenção visa requalificar esta área residencial de Vale de Milhaços, na freguesia de Corroios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos residentes, não só pelo seu contributo estético e paisagístico, mas sobretudo ecológico, uma vez que esta ação de reflorestação visa aumentar a capacidade de drenagem interna das águas pluviais, reduzindo os riscos de cheia.

Neste contexto urbano existe a necessidade de requalificar eixos ecológicos que incluem percursos que, espontânea ou de forma planeada, se formalizam na paisagem, sendo esta a oportunidade que beneficiará a articulação de vastas áreas residenciais com a interface rodoferroviária de Corroios e com o Parque Urbano da Quinta da Marialva.

Estes eixos poderão vir, futuramente, a ser infraestruturados com equipamentos de apoio (parques infantis, circuitos de manutenção, entre outros). No entanto, a árvore inicia, antecipadamente, o seu contributo para criar espaços identitários.

O projeto já teve início no segundo semestre de 2022 e prevê-se que termine no final de 2023, com a plantação de 500 árvores e, posteriormente, a plantação de outros estratos vegetais, nomeadamente o arbustivo. A área de intervenção melhora as condições de vida de uma população que ocupa uma extensão aproximada de 365 hectares no contexto urbano da freguesia de Corroios.

A candidatura «Corredor Ecológico de Vale de Milhaços – Reflorestação de Espaços Expectantes» encontra-se inserida no objetivo específico «Apoio à Transição Climática» e na prioridade de investimento (PI) 13.1 «Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de covi-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia», enquadrado no Eixo VII – REACT-EU FEDER do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Mais informações sobre o projeto «Corredor Ecológico de Vale de Milhaços – Reflorestação de Espaços Expectantes» consulte o documento.