Aprovada criação de 2.ª Equipa de Intervenção Permanente

18 Nov '21

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, em reunião de câmara da passada quarta-feira, 17 de novembro, o apoio à criação de uma 2.ª Equipa de Intervenção Permanente para reforçar a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.

O principal objetivo da medida é melhorar a qualidade do socorro assegurado em permanência às populações, sendo estas equipas constituídas por cinco elementos fixos, capacitados para realizar vários tipos de tarefas, nomeadamente o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de inundações, desabamentos e albaroamentos, socorros a náufragos, minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, colaboração em outras atividades da proteção civil no exercício de funções específicas que são acometidas aos corpos de bombeiros.

A remuneração destas equipas é comparticipada, mediante protocolo, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Câmara Municipal do Seixal, tendo ficado definido o montante de 4 500 euros de apoio camarário até final de 2021. Segundo Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, «as incertezas e dificuldades de todo o tipo que se vivem atualmente ao nível das alterações climáticas e não só, agravadas pelo contexto pandémico que ainda se vive, justificam o reforço do número destes profissionais ligados à proteção civil».

Na mesma reunião de câmara, na área do associativismo, foi aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira ao Grupo Desportivo do Cavadas, no valor de 65 214,60 euros, para apoio à substituição da cobertura do edifício-sede e foi aprovada uma comparticipação de 4 mil euros à Associação das Coletividades do Concelho do Seixal para apoio à realização do Troféu de Atletismo do Seixal.

No âmbito dos apoios aos jovens, foi aprovada uma parceria a estabelecer com a Rato – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, para implementação de um projeto com o objetivo de dinamizar a Oficina da Juventude de Miratejo. Foi igualmente aprovado o Programa Ações Jovens 2022, que consiste no apoio regular às atividades e projetos do movimento associativo juvenil.