Aprovado novo reforço da equipa de bombeiros do Seixal

Bombeiros
24 Nov '22

A autarquia aprovou na reunião de câmara, realizada esta quarta-feira, o protocolo para a criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.

Este acordo, celebrado entre o Município do Seixal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a referida associação, visa o reforço da capacidade de resposta a situações de socorro e emergência, prevendo a comparticipação pela autarquia com uma verba de 12 mil euros. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «a criação destas equipas profissionais de bombeiros é uma mais-valia, pois permite-nos aumentar a capacidade de resposta a vários níveis, contribuindo para assegurar a segurança e o bem-estar das populações».

Refira-se que esta corporação, criada em 1977, serve as freguesias de Corroios, Fernão Ferro e a união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. Atualmente, existem quatro equipas de intervenção permanente no concelho: duas na Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal e outras duas na Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, sendo cada uma composta por cinco elementos. As suas funções passam pelo combate a incêndios, prestação de socorro às populações em caso de acidente ou catástrofe, apoio na recuperação da normalidade em caso de acidente ou catástrofe, apoio a operações de proteção civil previstas no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e ainda a prevenção ou mitigação de situações em que se preveja o risco de acidente grave ou catástrofe.

Nesta sessão, o executivo aprovou a cedência de duas lojas no Centro Comercial de Amora à Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, para a instalação de uma Loja do Empresário. Estes espaços, propriedade da câmara municipal, serão cedidos por um período de 25 anos, com o objetivo de levar esta associação a disponibilizar um conjunto de serviços relevantes para o desenvolvimento da atividade dos empresários e aumentar a visibilidade do comércio local. Nesta matéria, foi também aprovado um apoio de 40 mil euros à associação para a realização de obras de remodelação das futuras instalações, assim como uma comparticipação de 3600 euros para apoio às comemorações do seu 125.º aniversário, nomeadamente para a realização do Arraial de Outono (em novembro), que pressupõe a dinamização de rua e do comércio local em todas as freguesias do concelho.

Foi também aprovada a cedência de instalações no Centro Inova Miratejo às seguintes instituições:

• Polícia de Segurança Pública (Comando Distrital de Setúbal – Divisão Policial do Seixal), na Torre da Marinha, para a criação de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica;
  • Bastidores D'Arte – Associação Cultural;
  • Conselho Local para o Desenvolvimento de Miratejo;
  • Associação Espaço Sócio-Cultural Adorar Artes.

Ao nível do apoio ao movimento associativo foram aprovadas as seguintes comparticipações:

• 100 mil euros ao Clube de Praticantes de Voleibol Lobatos Volley, para a construção do Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora;
  • 100 mil euros à Associação de Amigos do Pinhal do General, para a construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, em Fernão Ferro;
  • 31 469,75 euros ao Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, para a reabilitação das respetivas instalações;
  • 22 510 euros à Sociedade Filarmónica Operária Amorense, para a remodelação do seu ginásio interior;
  • 7 mil euros à Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, para o desenvolvimento do Campeonato de Futsal do Concelho, época 2022-2023;
  • 10 028,55 euros à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires, para a realização de obras de requalificação das suas instalações;
  • Duas verbas, no valor de 2500 euros e de 14 071,20 euros, à Sociedade Filarmónica União Seixalense, para apoio a projetos e programas culturais, de acordo com os Critérios de Apoio ao Movimento Associativo Cultural do Concelho do Seixal.

Foram ainda aprovados os seguintes protocolos:

• Protocolo de adesão da Câmara Municipal do Seixal à Fundação Serralves.
  • Protocolo de cooperação com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, para assegurar o desenvolvimento de estágio no âmbito da licenciatura de Audiovisual e Media Digitais, nas instalações da Câmara Municipal do Seixal.

Por último, foram aprovadas as normas de participação do Seixal Criativo, projeto que visa a aposta em atividades diferenciadoras para a juventude nas áreas da tecnologia e inovação, sendo um projeto pioneiro no nosso país. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação que, com recurso à metodologia de projeto, explora as áreas da ciência e tecnologia, consistindo num projeto formativo, extracurricular e complementar ao programa escolar regular.