Aprovado relatório de atividades e prestação de contas 2020

11 Jun '21

O relatório de atividades e prestação de contas referente ao exercício de 2020 foi aprovado em reunião de câmara, representando, pelo 10.º ano consecutivo, um cenário em que os proveitos superam os custos, e uma diminuição de 4,6 milhões de euros na dívida.

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara da passada quarta-feira, 9 de junho, o relatório de atividades e prestação de contas referente ao exercício de 2020, que será agora remetido para aprovação da assembleia municipal e que reflete um resultado líquido no montante de 8,2 milhões de euros, o que configura, pelo 10.º ano consecutivo, exercícios em que os proveitos superam os custos. A autarquia registou ainda uma diminuição de 4,6 milhões de euros na dívida.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «apesar da crise sanitária, económica e social que se instalou em todo o país, devido à pandemia covid-19, a Câmara Municipal do Seixal continua a evidenciar uma excelente situação económico-financeira, tal como demonstram os seus principais indicadores, tendo por isso sido possível aumentar o investimento municipal e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes. Destaque para o desenvolvimento ou conclusão de inúmeros projetos, nomeadamente a Piscina Municipal de Paio Pires, a 2.ª fase do Parque Urbano do Seixal, o Lar de Idosos de Fernão Ferro, o Complexo Desportivo de Santa Marta do Pinhal, o plano de requalificação dos mercados municipais, a Loja de Cidadão do Concelho do Seixal, o plano de requalificação do parque educativo do concelho, com destaque para as intervenções de substituição das coberturas com amianto, o Centro Inova Miratejo, as novas instalações da Universidade Sénior do Seixal, o Centro Náutico de Amora ou ainda o Pavilhão Municipal Cidade de Amora».

Num ano pautado por uma diminuição de receitas e pelo aumento significativo da despesa, em concreto com a prevenção e combate à pandemia, a autarquia procedeu ainda em 2020 à atribuição de comparticipações financeiras e cedências de terrenos a associações sem fins lucrativos, para construção ou requalificação de sedes e equipamentos de uso público, designadamente creches, lares-residência ou ainda equipamentos desportivos.

Ainda no âmbito da luta contra a covid-19, a Câmara Municipal do Seixal adotou também em 2020 medidas de prevenção, contenção e apoio às famílias e empresas do concelho, o que significou um investimento municipal de cerca de 3,6 milhões de euros destinados à garantia e reforço dos serviços essenciais, à adaptação da prestação do serviço público, à segurança e proteção dos trabalhadores, ao apoio às forças de segurança e humanitárias, assim como às instituições sociais e à criação de infraestruturas.