Autarquia adere à campanha da ONU de Cidades Resilientes

Construindo Cidades Resilientes
28 Abr '22

A Câmara Municipal do Seixal aprovou ontem, em reunião de câmara, a adesão do município à campanha global Construindo Cidades Resilientes, da responsabilidade do Secretariado das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, na qual os municípios e as cidades são incentivados a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes.

O principal objetivo passa por colocar o município do Seixal entre as cidades mundiais que desenvolvem políticas de prevenção e mitigação de riscos, assim como das eventuais vulnerabilidades sociais e económicas, através da aplicação do Quadro Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que «esta campanha oferece soluções e mecanismos que permitem aos governos e às instituições locais identificar as lacunas na sua capacidade de resiliência e aumentar a sua capacidade financeira, técnica e de conhecimento para o planeamento do desenvolvimento e capacidade de gestão de risco, tornando-se o Seixal parte do grupo de cidades resilientes. Atualmente já estamos a desenvolver diversos projetos no âmbito do ambiente, sustentabilidade e energia, integrados na nossa política de Smart Cities, que nos distinguem no âmbito da resiliência e que devem ser mostrados e potenciados em conjunto com outras cidades».

Nesta reunião, o executivo aprovou comparticipações financeiras no valor global de 227 399 euros que irão apoiar 73 coletividades desportivas que integram o movimento associativo popular do concelho. Foi também aprovado um apoio à Casa do Educador do Concelho do Seixal, no montante de 75 106,70 euros, para financiar a execução dos trabalhos de conservação e restauro do antigo lagar de azeite que se encontra integrado nas novas instalações. Foi igualmente aprovado um apoio de 100 mil euros à Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

Também neste âmbito, foi aprovado um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, nomeadamente a atribuição de uma verba de 3040,15 euros para reparação de uma ambulância danificada e a dotação de 30 479,40 euros para a aquisição de uma nova ambulância. Foi também aprovado um apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, no valor de 67 284,56 euros, para aquisição de uma nova ambulância.

O executivo municipal aprovou ainda a atribuição de 25 mil euros à Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação do Seixal, para apoiar a sua atividade de criação de emprego, de valorização territorial e dos recursos, de dinamização do tecido económico local e captação de investimento. Foram igualmente celebrados protocolos com as seguintes entidades: Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro (9198,87 euros), Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal (1230 euros), Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal (1845 euros) e Liga dos Combatentes – Núcleo do Seixal (3500 euros).