Autarquia apoia o movimento associativo do concelho

02 Jun '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, em reunião de câmara de 31 de maio, a atribuição de diversos apoios financeiros ao movimento associativo.

Foram aprovadas comparticipações a conceder a 74 coletividades desportivas do movimento associativo desportivo popular do concelho do Seixal, assim como uma comparticipação às várias associações de imigrantes que participam na realização do Seixal World Music 2023, que irá decorrer de 9 a 11 de junho, no Parque Urbano José Afonso, em Miratejo. Ainda neste domínio, foi aprovado um apoio às várias associações de reformados que participam na iniciativa Ementas Saudáveis com Receitas Antigas.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «o apoio concedido às iniciativas promovidas pelo movimento associativo popular é de extrema importância pois, desta forma, proporcionamos aos nossos munícipes a possibilidade de participarem em diversas iniciativas, e contribuímos para o bem-estar e saúde de todos. Capacitar o nosso movimento associativo é investir na nossa população, nas nossas tradições e identidade. Somos desafiados diariamente a participar e a envolvermo-nos nas diversas iniciativas e é nosso desejo conseguirmos responder afirmativamente, prestando um serviço público de qualidade».

Na área da educação, foi aprovado um apoio financeiro às bibliotecas escolares, para o ano letivo 2022-2023, reforçando o fundo documental e promovendo a reposição de espólio que, devido aos muitos anos de manuseamento, se encontra em mau estado. O executivo aprovou também a atribuição de uma comparticipação para apoio ao projeto Marchas Populares das Escolas 2023 e de uma verba para os agrupamentos de escolas do concelho para assegurar a reposição de material de desgaste nas 82 salas de jardim de infância da rede pública.

Em destaque esteve também a assunção de competências da Câmara Municipal do Seixal para garantir o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no domínio da descentralização de competências do governo na área da ação social. As competências transferidas estavam, por delegação da Segurança Social,  a ser executadas pelo Centro de Assistência Paroquial de Amora, CRIAR-T – Associação de Solidariedade, Santa Casa da Misericórdia do Seixal, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela e Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Fernão Ferro, tendo a autarquia deliberado, de modo que seja evitado o despedimento de técnicos, manter as competências delegadas nessas instituições.