Autarquia apoia reforço dos bombeiros de Amora

Equipa de Intervenção Permanente
26 Maio '22

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou esta quarta-feira, em reunião de câmara, o protocolo para a constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente para ficar ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amora, sendo o apoio camarário para esse efeito de 36 mil euros.

O acordo será celebrado entre a autarquia, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a referida associação humanitária, dando continuidade à estratégia de qualificar a resposta na emergência e socorro às populações do concelho, neste caso daquela populosa freguesia.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirma que «esta medida visa o reforço da profissionalização dos operacionais dos corpos de bombeiros, garantindo prontidão na resposta às emergências que impliquem intervenções de socorro às populações». Refira-se que ainda recentemente foi criada uma equipa desta natureza na Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, que passou a ter duas equipas em permanência, juntando-se futuramente a equipa de Amora. Cada equipa é composta por cinco elementos do respetivo corpo de bombeiros.

Foi também aprovada a minuta do contrato de comparticipação financeira do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, ao abrigo do Programa de Realojamento dos Agregados Familiares do Loteamento Quinta de Vale de Chícharos, para a aquisição de habitações com o objetivo de realojar as famílias que ainda ali residem. Esta medida vem na sequência do acordo de colaboração assinado em dezembro de 2017, que pretendia assegurar a atribuição de 234 habitações para realojamento de outros tantos agregados familiares considerados em situação de grave carência habitacional. O processo iniciou-se no terreno, em 2018, com o realojamento de 64 agregados, estando atualmente em curso a aquisição das habitações em falta a atribuir em regime de arrendamento apoiado.

Entre os apoios financeiros concedidos, a autarquia continua a apostar fortemente no desporto, tendo sido aprovado o apoio de 39 980 euros ao Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho para apoiar o funcionamento do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e uma comparticipação de 100 mil euros ao Clube de Praticantes de Voleibol Lobatos Volley para a continuação da construção do Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora.

O setor da cultura foi, por sua vez, contemplado com uma verba de 50 450 euros para apoio a projetos culturais em 2022. No capítulo da educação, foi aprovado um apoio global de 7 mil euros aos oito agrupamentos de escolas do concelho para melhorar o funcionamento das salas destinadas a necessidades educativas específicas, e também a verba de 15 200 euros para apoio ao funcionamento dos jardins de infância da rede pública do município.

No setor social, foi aprovada a comparticipação de 1400 euros às associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho para apoio à iniciativa Ementas Saudáveis com Receitas Antigas, tendo sido contempladas sete associações com uma verba de 200 euros cada. Foi também aprovada uma comparticipação de 200 euros à Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos para apoio ao 10.º congresso nacional desta confederação, bem como uma comparticipação de 2 mil euros às cinco associações de imigrantes do concelho para apoio à atividade que estas irão desenvolver durante o Seixal World Music.

Na área da saúde, foi aprovada a atribuição de um montante global de 1800 euros, a dividir por quatro associações concelhias: Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul – Delegação do Seixal,  Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul – MovAplar (Movimento de Apoio a Laringectomizados), Associação Pata D'Açúcar e Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal.