Autarquia assinala o Dia Internacional das Florestas

21 Mar '23

Durante a manhã do dia 11 de março, decorreu uma ação de rearborização, em Belverde, enquadrada no programa municipal reFlorestar, com o objetivo de assinalar o Dia Internacional das Florestas que se comemora a 21 de março.

Pinheiro-manso (Pinus pinea), carvalho-português (Quercus faginea), azinheira (Quercus ilex), sobreiro (Quercus suber) e medronheiro (Arbutus unedo) foram as espécies plantadas numa área ardida no passado, em Belverde, numa ação que contou com o apoio de moradores, da Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde e da empresa do ramo imobiliário Tree Real Estate Experience, a qual cedeu as 100 plantas selecionadas para a iniciativa.

O vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Seixal, Bruno Santos, marcou presença na iniciativa, e destacou a importância de realizar estas ações no concelho, com benefícios também para o planeta, como forma de alertar pequenos e graúdos para a necessidade do combate às alterações climáticas e conservação da natureza.

Bruno Santos reforçou ainda que a câmara municipal vai proceder anualmente, em todas as freguesias do concelho, à plantação no mínimo de 1000 árvores, quer em áreas florestais, como em zonas urbanas.
Durante a ação de rearborização, foi realizada ainda uma explicação aos participantes sobre como devem efetuar a plantação, bem como a sua manutenção, com vista a garantir o sucesso e desenvolvimento das plantas.

O programa municipal reFlorestar teve início em 2003, no seguimento da campanha Limpar o Mundo, Limpar Portugal, que consiste na arborização e rearborização de áreas pertencentes à Câmara Municipal do Seixal, através de espécies arbustivas e arbóreas autóctones.

Em 2023, o tema escolhido para o Dia Internacional das Florestas é «Florestas e Saúde» como forma de reforçar e aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas, no combate às alterações climáticas, na conservação da biodiversidade, bem como de todos os outros benefícios associados, a nível económico, social, ambiental, recreativo, cultural, entre outros.