Autarquia avança com o estudo de Poluentes Atmosféricos

morangos
27 Jan '20

A Câmara Municipal do Seixal e o Instituto Superior Técnico estão a desenvolver um trabalho de avaliação da qualidade do ar na união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, através de um estudo sobre o mapeamento de poluentes atmosféricos recorrendo a morangueiros.

Para participar no estudo, tem de residir na união das freguesias; ter uma varanda exterior e habitar num r/c ou 1.º andar. As folhas de morangueiro vão absorver os poluentes na atmosfera e, após um período de 75 dias expostas ao ar, as folhas serão recolhidas e a sua composição química será analisada. Isso permitirá estudar a sua distribuição e construir mapas.

No âmbito do Fórum Seixal, vai realizar-se no próximo dia 1 de fevereiro, sábado, uma sessão de apresentação deste estudo, às 15 horas, na Sociedade Musical 5 de Outubro. Receba um morangueiro e faça parte deste estudo. Ajude a saber mais sobre o ar que respiramos. Caso não seja possível comparecer na sessão, poderá solicitar o seu morangueiro através do email qualidadedoar@ctn.tecnico.ulisboa.pt ou do telefone 219 946 156.

Recordamos que além do mapeamento de poluentes atmosféricos recorrendo a morangueiros, a amostragem de partículas atmosféricas e a sua caracterização química também integra o Estudo de Poluentes Atmosféricos, através de dois amostradores de partículas já instalados, na Arena Multiusos de Paio Pires.

Informações úteis para os participantes no estudo

Como cuidar do morangueiro?

- Escolha um local fresco, que não receba luz solar direta, e mantenha as raízes húmidas, mas não encharcadas;

- Não regue as folhas, não fertilize o morangueiro (pois pode influenciar os resultados) e não transplante;

- Não fertilize o morangueiro (pois pode influenciar os resultados);

- Não transplante.

Onde devo colocar o morangueiro?

- De preferência, à altura do primeiro andar (ou no piso térreo);

- Num parapeito da janela, do lado da rua;

- Ou num terraço.

Durante quanto tempo o morangueiro deve ficar exposto?

- Durante 75 dias. No final do tempo de exposição, o participante será contactado através de telefone ou email.

Como devo colher as amostras de folhas?

- O participante deve colher cinco ramos do seu morangueiro;

- Um ramo consiste em três folhas, com uma haste;

- Deve colher o ramo pegando cuidadosamente pelo caule, sem tocar na superfície das folhas.

Que folhas devo colher?

- Devem ser colhidas as folhas maiores (pois são as folhas que estão na planta há mais tempo e, portanto, tiveram maior exposição);

- São precisos cinco ramos não danificados;

- As folhas mais velhas, com apenas uma leve descoloração nas bordas, também são elegíveis, mas as folhas mortas e desidratadas devem ser descartadas.

Onde devo colocar as folhas colhidas?

- O participante coloca as folhas colhidas num envelope fornecido pela equipa do projeto. Os envelopes são codificados e identificados com a morada do participante.

O que devo fazer ao envelope?

- Num dia predeterminado, o participante deverá entregar o envelope numa das instalações da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires;

- O participante deve colher as folhas no dia da entrega no ponto de recolha. Desta forma, as amostras permanecem frescas.

Que destino devo dar ao morangueiro?

- Após este processo, a planta permanecerá propriedade do participante.

Mais informações através do telefone 219 946 156 ou do email qualidadedoar@ctn.tecnico.ulisboa.pt.