Autarquia desaprova construção do novo aeroporto no Montijo

-
22 Jan '20

A autarquia lamenta que a Agência Portuguesa do Ambiente tenha emitido parecer favorável para a construção do aeroporto no Montijo, mesmo que condicionado. Considera o presidente da autarquia, Joaquim Santos, que «o terminal no Montijo não é solução». 

Reforça ainda que «este é um projeto sem futuro e que daqui por alguns anos estará esgotado, enquanto numa primeira fase do novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete far-se-ia mais obra pelo valor que se prevê para a opção Montijo, sem afetar a saúde de milhares de pessoas". Joaquim Santos salienta também que "acrescem os problemas sobre o ambiente, e é por isso que consideramos que a opção pela Base Aérea n.º 6 no Montijo não é a opção mais adequada para a região nem para o país». 

A construção de um novo aeroporto está em discussão há largos anos, com vários estudos efetuados pelos sucessivos governos. Desde 2008 que a solução escolhida foi a construção de um novo aeroporto internacional nos terrenos do designado Campo de Tiro de Alcochete, após um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. 

A opção pelo Aeroporto do Montijo poderá afetar milhares de pessoas, cujas residências se situam no cone de aterragem e de descolagem previsto, Quinta do Conde, Coina/Palhais, Baixa da Banheira, Vale da Amoreira e Lavradio. «Há também zonas residenciais do concelho do Seixal, sobretudo na freguesia de Fernão Ferro e na freguesia de Aldeia de Paio Pires, que ficam na área afetada pelo referido cone, nas quais o ruído ultrapassará em muito o que é admissível, colocando em causa a saúde e bem-estar das populações», refere Joaquim Santos. 

Partilhar

Está aqui