Autarquia institui prémio literário e de estudos

-
02 Nov '21

A Câmara Municipal do Seixal criou o Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, que visa apoiar a publicação de obras nas categorias de literatura e estudos locais, através da atribuição de prémios no valor de 5000 e 2500 euros, respetivamente.

Num contexto de situação epidemiológica, que torna evidente a ausência e o enfraquecimento de políticas públicas para a cultura, a autarquia reforça o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município.

A instituição deste prémio tem ainda por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de carácter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.

Com periodicidade anual, além de estudos locais, o prémio literário irá distinguir obras nas áreas da novela, conto, romance e poesia.

As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio, podendo apresentar-se um único trabalho por categoria.

Os candidatos têm de ser maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho, no caso do prémio para literatura. Na categoria de estudos locais, a participação é aberta a todos os interessados. As candidaturas podem ser individuais, em coautoria ou coletivas, mas não póstumas ou de natureza infantojuvenil.

As candidaturas são anónimas e devem ser feitas em envelope fechado, tendo no exterior o pseudónimo adotado pelo autor e a referência «Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe». No interior do envelope, deverá constar um outro envelope fechado e identificado no exterior apenas com o pseudónimo, contendo no seu interior os dados do candidato: nome, morada e comprovativo, idade, profissão, telefone, e-mail, cópia do Cartão de Cidadão e declaração de compromisso de honra, garantindo que o texto a concurso é da sua autoria.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues até final do mês de fevereiro de cada ano civil, na Biblioteca Municipal do Seixal, ou enviados por correio, através de carta registada com aviso de receção, para a morada: Biblioteca Municipal do Seixal, Quinta dos Franceses, 2840-499 Seixal.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorrerá no último dia do programa da edição d'O Livro em Festa (abril/maio).

Os interessados deverão consultar todas as normas e disposições constantes no regulamento

Partilhar

Está aqui