Autarquia investe 6 milhões de euros no parque escolar

EB Morgados
08 Ago '19

Entre grandes obras de requalificação e ampliação, construção de novos refeitórios e várias intervenções de melhoramentos nas escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico, a Câmara Municipal do Seixal está a investir mais de seis milhões de euros.

Aproveitando a pausa escolar para as férias de verão, a Câmara Municipal do Seixal está a executar obras de requalificação em 11 escolas básicas do 1.º ciclo do concelho, num investimento global de cerca de 1 700 000 euros. As obras incluem pinturas interiores e exteriores, reformulação de instalações sanitárias, substituição de pavimentos, portas e janelas, ou a requalificação dos edifícios escolares, entre outras.

A autarquia está também a investir na requalificação e ampliação de duas escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico. Na Escola Básica da Quinta de Santo António, em Amora, a obra, que se encontra no início, prevê a requalificação do edificado existente, a construção de um edifício novo e a beneficiação dos espaços exteriores.  No edifício atual, as obras visam a alteração de duas salas de aula para salas de jardim de infância, a reformulação das instalações sanitárias, a alteração/substituição da rede elétrica, a execução de pinturas no exterior, a implementação de novas caixilharias e estores e a substituição integral da cobertura.

O novo edifício a ser construído inclui uma sala polivalente, instalações sanitárias, uma das quais adaptada, seis novas salas de aula, sala de professores, gabinete de trabalho, sala de apoio educativo, biblioteca, assim como áreas para arrumos, técnicas e portaria. Esta obra representa um investimento municipal de 1 675 894, 28 euros.

Quanto à Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, passará a ter um novo edifício de jardim de infância, com salas de aula, refeitório, cozinha, instalações sanitárias e espaço técnico. O edificado existente passará a ter oito salas de aula, instalações sanitárias, espaço polivalente, recreio coberto, gabinetes, biblioteca e elevador. Trata-se de um investimento da Câmara Municipal do Seixal no valor de 1 854 943, 13 euros

Em maio, foi inaugurado o novo refeitório na Escola Básica do Bairro Novo, no Seixal, que representou um investimento municipal de 90 200 euros. A obra incluiu a construção do edifício e a sua dotação com mobiliário e equipamento de cozinha. O refeitório tem capacidade para 65 alunos e está equipado com zonas de copa e de lavagem e linha de self-service.

Também a Escola Básica Dom Nuno Álvares Pereira, em Miratejo, tem um novo refeitório. Foram reformuladas a cozinha, zonas de apoio, instalações sanitárias, foi construída uma despensa, colocado equipamento de cozinha e mobiliário e feitas pinturas de interior e exterior. Esta obra representou um investimento municipal de 205 mil euros.

Na Escola Básica dos Redondos, em Fernão Ferro, encontram-se a decorrer obras de construção de um recinto desportivo para a prática desportiva. Está ainda a ser criada uma nova portaria, a partir da qual vai ser colocado um telheiro a tardoz até à entrada da escola e telas de ensombramento na entrada principal. A intervenção inclui ainda criação de mais estacionamento junto à escola.