Autarquia investe na ampliação da Escola Básica de Arrentela

Escola Básica de Arrentela
26 Jan '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, a abertura do concurso limitado, por prévia qualificação, para a execução da obra de ampliação da Escola Básica de Arrentela, pelo preço-base de 1 181 624,67 euros, prevista nas Grandes Opções do Plano para 2022-2023.

Também ao nível da aposta na educação, foi adjudicado à empresa Gertal, pelo valor de 1 995 386,80 euros, o fornecimento de refeições a confecionar nos refeitórios das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias da rede pública do concelho, para o triénio 2023-2025, assim como uma comparticipação à Associação dos Amigos do Tocá Rufar para a implementação do Curso Regular Tocá Rufar, no ano letivo 2022-2023, destinado a 43 turmas do 1.º ciclo do ensino básico.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, afirma que «a aposta na educação dos jovens está no topo da lista das nossas prioridades e, por isso, entendemos apoiar, de todas as formas possíveis, direta ou indiretamente, esta faixa da população. Além da ampliação da Escola Básica de Arrentela, que vai permitir a criação de melhores condições para alunos, docentes e funcionários, aprovámos, nesta reunião, o projeto do Tocá Rufar que é inovador, pois propõe um modelo de formação artística e cultural que visa a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa, tornando a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte acessíveis a toda a população».

Nesta reunião, foi também aprovada a atribuição de 250 mil euros à Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, tendo em conta o valor anual das remunerações e pensões dos trabalhadores e aposentados das autarquias do Seixal que são sócios desta associação.

Ao nível do movimento associativo, foram aprovados os seguintes apoios:

• 850 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, 250 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora e 25 mil euros à Delegação da Foz do Tejo da Cruz Vermelha do Seixal, para apoiar o importante trabalho humanitário desenvolvido por estas  associações;
  • à Associação Naval Amorense e ao Clube de Canoagem de Amora, para a implantação do projeto relativo ao acesso entre rampas integrado no novo centro náutico (no caso da Associação Naval Amorense) e à continuidade da construção de um edifício de apoio e ao acesso entre rampas (no caso do Clube de Canoagem de Amora);
  • ao Grupo de Futsal Amigos da Encosta do Sol para a realização do 7.º Eco Run D. Paio Peres Correia – Interassociações;
  • à Associação das Coletividades do Concelho do Seixal para o desenvolvimento do Troféu de Atletismo do Seixal;
  • à Criar-T Associação de Solidariedade, visando apoiar famílias abrangidas pelo processo de realojamento de Vale de Chícharos.

Foi igualmente aprovada a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município do Seixal e a Plural Entertainment Portugal, produtora do grupo Media Capital, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico do concelho, através da realização de iniciativas que potenciem a imagem do Seixal. Neste sentido, foi acordado o apoio às cenas de exteriores da futura novela «Queridos Papás», que a TVI começa a exibir no próximo mês de março.

Finalmente foi ainda aprovado o novo modelo do contrato de concessão de quiosques municipais, resultado do terminus de diversos contratos de cedência de terrenos e da remoção de equipamentos devolutos, instalando-se novos quiosques no domínio público municipal (em substituição dos existentes anteriormente) e pretendendo-se entregar a exploração dos mesmos aos atuais titulares dos contratos.