Autarquia investe na área da Saúde Mental

16 Set '22

Celebrou-se ontem o 43.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, efeméride assinalada com a assinatura de um contrato de comodato entre o Hospital Garcia de Orta (HGO) e a Câmara Municipal do Seixal, para a cedência de instalações destinadas ao funcionamento da Unidade de Intervenção Comunitária do Seixal do Serviço de Psiquiatria do HGO.

A autarquia efetuou um investimento de 350 mil euros para adquirir o imóvel localizado nas Paivas, Amora. O mesmo irá agora ser alvo de uma beneficiação ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, o que permitirá criar as condições necessárias ao seu funcionamento e melhor a resposta ao nível da Saúde Mental em contexto comunitário.

Após a cerimónia de assinatura as entidades presentes visitaram a exposição A Saúde no Seixal - Memórias, Presente e Futuro, patente ao público no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, e que dá a conhecer a evolução dos cuidados de saúde no concelho do Seixal ao longo dos anos.

A exposição resulta do projeto 45 Anos de Abril – a Democracia Está na Rua que integrou o Plano Educativo Municipal 2018-2019 e foi desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal (ACES Almada-Seixal), com o objetivo de abordar a temática da saúde no concelho.

Envolvendo um grupo de crianças e técnicos do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela – ATL Pica-Pau, o projeto incluiu um ciclo de visitas à antiga Caixa de Previdência do Pessoal da Firma Mundet & C.ª Lda., atual Centro de Saúde do Seixal, e ao Museu da Saúde, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, onde foi dinamizada uma exposição interativa, com material clínico do espólio do edifício, e a participação de profissionais da saúde que partilharam com os mais novos a sua experiência.

A exposição A Saúde no Seixal - Memórias, Presente e Futuro pode ser visitada no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, nos dias úteis entre as 9 e as 16.30 horas.