Autarquia investe na criação de novos equipamentos escolares

-
11 Abr '25

O Município do Seixal vai investir quase 8 milhões de euros na criação de dois novos equipamentos escolares: a futura escola básica e jardim de infância do Pinhal do General, em Fernão Ferro, e o novo jardim de infância do Fogueteiro. 

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, dia 9 de abril, a abertura do concurso público para a construção da escola básica e jardim de infância do Pinhal do General, em Fernão Ferro, pelo preço-base de 6 034 774, 62 euros. Esta será construída num terreno identificado na Carta Educativa, prevendo-se a abertura de 12 salas do 1.º ciclo e três salas de educação pré-escolar, além de outras valências como refeitório, cozinha, biblioteca, Componente de Apoio à Família, gabinetes de apoio e espaço de jogo e recreio. No total, serão abrangidos um número máximo de 75 crianças do pré-escolar e 240 alunos do 1.º ciclo do ensino básico em regime normal ou 480 alunos do 1.º ciclo do ensino básico em regime duplo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «o futuro equipamento irá servir uma população em franco crescimento, numa área territorial do concelho onde ainda não existe oferta pública de educação e ensino. A freguesia de Fernão Ferro registou, em 2021, um aumento populacional de 21,8% relativamente aos censos de 2011, pelo que a implantação desta escola no Pinhal do General trará qualidade de vida acrescida à população que ali reside».

Nesta sessão, foi também aprovada a adjudicação da obra de construção do futuro jardim de infância do Fogueteiro, pelo valor de 1 860 255,84 euros, com um prazo de execução de 1 ano. Paulo Silva refere que «serão mais quatro novas salas de jardim de infância, pelo que este é mais um equipamento educativo fundamental para suprir as necessidades de uma população em constante crescimento, nomeadamente devido à fixação de um número crescente de casais jovens no município».

No âmbito do apoio ao movimento associativo, foram aprovadas comparticipações financeiras às seguintes entidades:

  • Grupo Desportivo e Cultural de Fernão Ferro (remodelação do polidesportivo);
  • Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro-Rouxinol (realização da 6.ª edição do Seixal Ladies Open e requalificação da rede elétrica danificada pela depressão Martinho);
  • Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (apoio ao Campeonato Nacional de Duplo Minitrampolim e Tumbling);
  • Associação de Xadrez de Setúbal (realização de torneios FIDE – Federação Internacional de Xadrez);
  • Associação de Coletividades do Concelho do Seixal (apoio ao Campeonato de Futsal do Concelho do Seixal, época 2024-2025);
  • Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (deslocação da classe Talentos Sem Fronteiras ao Festival Abanico 2024 e edição do 2.º volume do livro dos 50 anos deste centro);
  • Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense (melhorias na sede da coletividade).

Nesta reunião, o executivo aprovou ainda um agradecimento público aos trabalhadores da câmara municipal, juntas de freguesia e a todas as entidades envolvidas na resposta de emergência à recente tempestade Martinho.

«A tempestade afetou severamente o nosso território, causando 512 ocorrências. Felizmente, não houve vítimas ou feridos a lamentar. Todavia, todos temos a perceção de que não fora a pronta prevenção e intervenção de diversas entidades, o resultado teria sido bem mais dramático. Inúmeras operações foram realizadas e providências tomadas, tendo sido cruciais para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos. Quero, em nome do executivo municipal, expressar a mais sincera gratidão e reconhecimento a todos os trabalhadores envolvidos. (…) No contexto das ocorrências relacionadas com a tempestade Martinho, é importante ainda destacar que houve trabalhadores que desempenharam funções diretamente no terreno, intervindo na resolução dos estragos provocados, enquanto outros estavam na retaguarda a acompanhar as operações, coordenando as equipas e a estabelecer contactos essenciais para o bom andamento das ações de resposta e gestão da crise. A colaboração entre estas duas frentes foi fundamental para garantir uma intervenção eficaz e coordenada, evidenciando o extraordinário empenho, dedicação e espírito de entreajuda de todos os funcionários e eleitos da autarquia e das juntas de freguesia, bem como forças humanitárias e de segurança. Todos juntos mostrámos que mesmo em situações de adversidade, o concelho do Seixal se une para responder às mesmas!», refere Paulo Silva.

Partilhar

Está aqui