Autarquia mantém tarifas de água e saneamento

Água e saneamento
12 Jan '23

Esta quarta-feira, foi aprovada, em reunião de câmara, a manutenção das tarifas relativas ao abastecimento de água e ao saneamento de águas residuais, praticadas em 2022, «como forma de apoiar as famílias deste concelho, não as onerando com mais um aumento», afirmou o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Os valores das tarifas da prestação de serviços a vigorarem em 2023, relativamente ao Regulamento do Abastecimento de Água e do Saneamento de Águas Residuais, deixarão de ter repercutida na fatura final a Taxa de Controlo da Qualidade da Água.

Paulo Silva explica que «a autarquia tem procurado adotar uma política de manutenção de preços e tarifas reduzidos, nos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais e resíduos, contrariando a tendência de empobrecimento da população, valorizando o serviço público e contrapondo o aumento dos preços da gestão privada da Amarsul que se refletem na fatura dos munícipes. Desta forma, vamos manter o preço da água como um dos mais baixos da Área Metropolitana de Lisboa».

Nesta sessão, foi ainda aprovada a cedência de um terreno à Casa do Educador do Concelho do Seixal, situado nos Foros de Amora, mais concretamente na Quinta da Nossa Senhora do Sameiro, destinado a acolher a construção de uma estrutura residencial para idosos. Trata-se de uma área com, aproximadamente, 8600 metros quadrados e um valor patrimonial de 1 502 020 euros, devendo a construção do futuro edifício ser candidatada pela Casa do Educador a uma comparticipação governamental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Foi ainda aprovado pelo executivo:

• O preçário para 2023, com a respetiva atualização de preços, relativo ao usufruto de diversos serviços municipais;
  • A atualização dos valores constantes da tabela de taxas anexa ao Regulamento de Taxas do Município do Seixal, de acordo com a taxa de inflação prevista para este ano;
  • 1.ª fase do concurso limitado, por prévia qualificação, para a empreitada de execução da obra de prolongamento da via alternativa à EN10, entre Corroios e Amora;
  • A abertura de uma hasta pública para a concessão do bar/esplanada situado no areal da Ponta dos Corvos, na freguesia de Amora, considerado uma zona de rara beleza e enquadramento paisagístico, ou seja, um local com elevado potencial turístico e de lazer.