Autarquia prolonga redução da tarifa de água

Reunião de Câmara
15 Jul '21

Foi aprovada na reunião de câmara de 14 de julho a prorrogação da redução, por mais três meses, da tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos para apoiar as famílias e a economia local, que foram bastante lesadas com os efeitos da pandemia.

Trata-se de uma redução de 20 % que abrange todos os consumidores domésticos e não domésticos, abdicando a autarquia de receber essa receita estimada em 2 milhões de euros. Foi igualmente aprovada a prorrogação da suspensão da cobrança e a isenção das taxas relativas à ocupação de espaço público a estabelecimentos comerciais, pelo menos até 30 de setembro.

Também foi aprovada a atribuição de um novo montante de 200 mil euros à Casa do Educador do Concelho do Seixal, para a construção  da Universidade Sénior, no Fogueteiro, e um novo apoio de 200 mil euros ao Clube de Praticantes de Voleibol Lobatos Volley para a construção do Pavilhão Municipal Cidade de Amora. Foi ainda aprovada uma comparticipação de 82 889 euros para a Sociedade Filarmónica União Seixalense para obras na sede social, além de novas comparticipações ao Clube de Canoagem de Amora e à Associação Naval Amorense, no valor de 150 mil euros cada, para apoiar a construção do Centro Náutico de Amora.

Na reunião, o executivo aprovou o Plano de Mobilidade e Transportes do Concelho do Seixal, instrumento de planeamento que permitirá orientar as políticas de investimento público local e central na área da mobilidade. Foi ainda aprovada a abertura do procedimento para a aquisição de serviços de fornecimento de refeições escolares, a serem confecionadas nos refeitórios dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho, para o ano letivo 2021-2022.

Foi ainda aprovado o programa Seixal Férias – Ajudar a Vacinar, que teve inicio no dia 5 de julho, e que envolve os jovens do movimento associativo no apoio aos três centros municipais de vacinação do concelho.

Por fim, foi aprovada a criação do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe que visa apoiar a publicação de obras em duas categorias: «ficção» e «estudos locais», com a atribuição de prémios no valor de 5 000 e 2 500 euros, respetivamente. Também na área da cultura, foi aprovado um apoio financeiro de 22 mil euros à Animateatro – Associação de Teatro do Seixal para o desenvolvimento de ações de criação, programação e formação nesta área.